O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento.
O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina. Nos crustáceos, além da presença de quitina, ocorre a impregnação de carbonato de cálcio (CaCO3). É por isso que os siris e caranguejos possuem carapaça extremamente rígida e difícil de quebrar.
Os animais vertebrados possuem uma estrutura formada por ossos ou cartilagens chamada esqueleto. A principal função dele é dar sustentação ao corpo. Além disso, ele protege os órgãos que ficam ali dentro, armazenam cálcio e, dentro de alguns ossos, formam-se células do sangue.
esqueletoIntrodução. O conjunto de ossos do corpo de um animal chama-se esqueleto. ... Proteção. A segunda maior função do esqueleto é a proteção. ... Locomoção. A terceira principal função do esqueleto é a locomoção. ... Como os ossos do esqueleto são ligados.
Um exoesqueleto é o que chamamos de esqueleto externo, ou seja, uma estrutura que está disposta por fora do corpo do animal. Nos artrópodes, o exoesqueleto é, geralmente, espesso e rígido, sendo formado de proteína e quitina (um polissacarídeo).
33 curiosidades que você vai gostar
Como funciona? O exoesqueleto é alimentado por um sistema de motores elétricos, fornecendo aos membros do corpo mais movimento, força e resistência.
Tanto quanto o endoesqueleto quanto o exoesqueleto são importantes para a sobrevivência dos animais, tanto é que esta sendo estudado e criado exoesqueleto humano artificial, que tem a mesma função, de proteger o corpo e auxiliar nos movimentos.
O esqueleto desses animais suporta o corpo, fornece pontos de inserção da musculatura e protege o encéfalo e a medula espinhal. Nos embriões de todos os vertebrados e em algumas espécies (como o tubarão), o esqueleto é formado por cartilagem.
Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes possuem esqueleto dentro do corpo, o endoesqueleto. E quase todos têm ossos de apatita, como nós. A exceção fica por conta de alguns peixes – como esturjões, tubarões e raias – que têm um esqueleto de outro material, a cartilagem.
Como ver contas de luz em atraso?
Qual a diferença de citronela para capim limão?
Qual a validade da procuração particular?
O que é socialização de exemplos?
Quais são os principais tipos de câncer?
Pode tomar Lavitan todos os dias?
Como se extingue o direito de superfície?
Qual é o papel do Conselho Tutelar?
Quais os 3 pilares da alfabetização?
Quando o cabelo do bebê se define?
Qual é o tipo de pele do sapo?