Principais tipos de irrigação
Sistema onde a água é aplicada diretamente na área da raiz das plantas. Muito utilizado em irrigação de frutas, flores e hortaliças. Vantagens: Maior eficiência na aplicação de água, baixo consumo de energia, facilidade de automação e fácil aplicação de fertilizantes.
Para terrenos em declive, a baixa velocidade de infiltração propicia o escoamento superficial, quando se utiliza irrigação por aspersão com intensidade de aplicação não compatível com a capacidade de infiltração, aumentando os riscos de erosão.
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE Estes sistemas, em geral, são os de menor custo por unidade de área.
Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
A irrigação é uma prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas plantadas.
A irrigação localizada é ideal para solos densos, que têm baixa capacidade de infiltração. A água pode ser aplicada em fluxo baixo para que o solo a absorva, reduzindo ou eliminando o escorrimento superficial.
De acordo com a pressão de funcionamento classificam em: baixa pressão (< 250 KPa), média pressão (2 KPa) e alta pressão (> 500 KPa). Os aspersores de média pressão constituem os mais utilizados e apresentam raio de alcance de 12 a 36 metros.
Dentre os métodos de aspersão podem ser citados: convencional, convencional/ fixo, rama volante, autopropelido, sistema linear e pivô-central.
Muitos sistemas de aspersão utilizados no Brasil ainda são do tipo convencional portátil. Entretanto, em áreas maiores e com o objetivo de minimizar o emprego de mão-de-obra na irrigação, tem crescido a utilização de sistemas mecanizados, particularmente o pivô central, com níveis variados de automação.
Os principais tipos de irrigação por aspersão podem ser divididos, em Aspersão Convencional, Aspersão Mecanizada, abaixo detalhamos mais sobre cada um delas: O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão.
Ainda, em sistemas mais avançados, vários campos podem ser irrigados ao se conectarem as unidades operacionais de irrigação a uma unidade de comando central, controlada por computador. Muitos sistemas de aspersão utilizados no Brasil ainda são do tipo convencional portátil.
Qual é a vantagem que o cabeçalho simplificado do IPv6 oferece sobre o IPv4?
Quem elabora o planejamento estratégico?
Quais os principais museus de Paris?
Como é apropriado o crédito de ICMS sobre ativo imobilizado e quando é aplicável?
Quanto tempo demora a crescer o bambu?
O que é a histerese de um sensor?
Como saber se pode furar a parede?
O que é tipologia de restaurante?
Quantos dias o aluno tem direito ao luto?
O que colocar no objetivo de um currículo de advogado?
Quando começa a esfriar em Lisboa?
Onde o zinco é mais encontrado?