Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. Esses estudos podem ser descritivos e analítico.
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
20 curiosidades que você vai gostar
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.
Os estudos epidemiológicos se classificam em observacional e experimental. Os observacionais são comumente utilizados em uma investigação epidemiológica para descrever ou determinar a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde em uma população a partir de um ou mais grupos classificados no início do estudo.
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
É possível registrar como marca um sinal sonoro?
Qual a diferença entre Engenheiro e mestre de obras?
Qual melhor curso para iniciar no marketing digital?
Quanto tempo leva para se formar no EJA?
Qual a nota máxima do Enem para entrar na faculdade?
Quais são os filhos biológicos de Michael Jackson?
Como calcular a energia em joules?
Qual é o valor absoluto do algarismo de 5 ordem?
Quanto pesa TV Samsung 65 polegadas 4K?
Quais são as principais características de um profissional?
Quanto tempo pode durar uma crise de asma?
O que é um predicado verbal exemplo?
Quantos filhos uma mulher com Rh negativo pode ter?
Como saber se você é viciada em doce?
Qual a média de consumo de combustível do Tiggo?