Como fazer um planejamento estratégico
O planejamento estratégico da empresa pode ser definido como o documento formal pelo qual a empresa traça seu caminho para ser bem-sucedida. É um processo-chave para toda gestão, que deve elaborar um plano estratégico adequado, no qual formalize a estratégia de negócios de forma a ficar claro para toda a organização.
Alcançar níveis de excelência na qualidade dos sistemas de informação desenvolvidos pela empresa. As metas são passos ou etapas perfeitamente quantificados, e com prazos definidos, claras e coerentes com uma determinada Estratégia para que os Objetivos Estratégicos ou Setoriais sejam alcançados.
A ideia central é pensar antecipadamente o que será preciso alcançar no futuro e criar um documento que servirá como um guia para cumprir os objetivos do negócio. Esse tipo de planejamento, que é feito a nível corporativo, com os líderes ou proprietários da empresa, é conhecido como planejamento estratégico.
Através de um planejamento estratégico bem feito, as atividades internas se tornam dinâmicas e é possível ter uma diminuição no tempo de resposta entre um acontecimento e outro, pois as ações e próximos passos já estão previstos dentro do planejamento.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo
O planejamento estratégico é o que orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de seus recursos no período que virá a seguir. Esse é um trabalho que pode — e deve — ser desenvolvido por qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.
O controle da estratégia significa avaliar os resultados, comparar com o que foi planejado e, se for necessário, tomar ações corretivas para atingir os objetivos propostos. E ainda identificar se todas as etapas anteriores, agora concretizadas, estão sendo adequadas à empresa.
“O planejamento estratégico deve comportar decisões sobre o futuro da organização”, explica o teórico. Geralmente, é um planejamento feito pela alta gerência, por ter relação direta com os rumos da empresa. 2. Planejamento financeiro O planejamento financeiro, como o próprio nome diz, é um documento que organiza os recursos financeiros da empresa.
Mas o fato é que as dúvidas na elaboração do planejamento empresarial ainda são comuns entre empreendedores. Afinal, é preciso definir ações e estratégias, criar objetivos organizacionais e estabelecer métodos para alcançá-los.
O planejamento estratégico divide a estratégia em objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas. Esse exercício de detalhamento torna o planejamento executável, pois pega um grande tema abstrato e o transforma em uma ação prática.
Esse tipo de planejamento mostra em que fase o negócio está e onde precisa chegar. Mas, como vimos, esse modelo foca muito no longo prazo, sem ter uma série de medidas adotadas para o hoje ou para o agora. É por isso que com esse exemplo de planejamento estratégico de uma empresa em mente vamos focar agora em outros 2 modelos.
Quais os 3 perfis de investidor citado pela educação financeira?
Pode entrar de bermuda no cartório de casamento?
Quais os requisitos da representação?
Como é a raiz de um cabelo tipo 4?
Quais são as categorias taxonômicas?
Porque o Google Maps não é atualizado?
Por que dizem que a carne de porco faz mal?
Como saber se a estrada é boa?
O que colocar no portfólio de design?
O que representa o balanço de uma empresa?
Faz mal comer melancia e tomar vinho?
O que não pode faltar na bolsa da academia?
Como desmanchar o cisto no ovário?
Quanto tempo demora para conseguir um green card?
Qual é a força da mordida de um lobo?
Quantos patrimônios reconhecido pela Unesco tem no Brasil *?