Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e qui- miocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.
Imunidade inata Os principais mecanismos de imunidade inata contra bactérias extracelulares são a ativação do complemento, a ativação de fagócitos e a inflamação.
O sistema imunológico inato envolve a participação de componentes estruturais, moleculares e celulares. Nesse cenário encontra-se a homeostase. O sistema imune inato engloba as barreiras físicas, químicas e biológicas, incluindo defensinas e componentes celulares.
A imunidade inata constitui a primeira linha de defesa do organismo e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio. Já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida após o contato com os patógenos, como através das vacinas, por exemplo.
Autoimunidade é uma condição onde o sistema de defesa imunológico de um indivíduo agride “por engano” estruturas do corpo desta pessoa, como faria com micróbios invasores. Hoje sabemos que algum grau de autoimunidade acontece na maioria de nós sem, no entanto, causar doença.
45 curiosidades que você vai gostar
A imunidade adaptativa, principalmente mediante os anticorpos, desempenha importante papel na defesa contra as bactérias extracelulares. Os anticorpos podem exercer suas ações de três maneiras: 1) opsonização, 2) ativando o sistema complemento, 3) promovendo a neutralização de bactérias ou de seus produtos.
Os mecanismos utilizados por patógenos bacterianos para evadir a defesa do sistema imune inato estão relacionados à resistência a peptídeos antimicrobianos (AMPs) e à morte fagocitária por leucócitos (DELEO et al., 2009). Na medida em que os neutrófilos são a principal defesa celular contra infecções por S.
Na resposta imune inata a principal arma imune é a degradação das células infectadas e o reconhecimento dos vírus pelos receptores das células imunes. Já na resposta imune adaptativa ocorre a produção de anticorpos neutralizantes e a produção de células específicas capazes de impedir a disseminação da infecção.
Quando entramos em contato com um vírus ou bactéria, os linfócitos produzem “exércitos” para nos proteger, ou seja, novos grupos de linfócitos para combater aquele patógeno específico. “Anticorpo é uma proteína que é capaz de se ligar no antígeno, ou seja, na proteína viral.
As células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de linfócitos citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.
Os antígenos são substâncias capazes de desencadear uma resposta imunológica, sendo específico para cada microrganismo, e que se liga diretamente ao linfócito ou a um anticorpo para gerar a resposta imune, que normalmente resulta na destruição do microrganismo e, assim, fim da infecção.
Os principais mecanismos de resistência bacteriana conhecidos são:produção de enzimas que destroem ou modificam a ação dos antibióticos;redução da permeabilidade da membrana externa;sistemas de efluxo hiperexpressos (excreção de substâncias tóxicas); e.alteração, bloqueio ou proteção do sítio alvo do antibiótico.
O principal mecanismo da imunidade inata contra os patógenos extracelulares é a fagocitose. No entanto, organismos como os helmintos são muito grandes para serem fagocitados, sendo a exocitose (liberação do conteúdo dos grânulos para o exterior) realizada pelos fagócitos.
O mecanismo de ação dos antimicrobianos ß-lactâmicos resulta em parte da sua habilidade de interferir com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana).
Células que constituem o sistema imune adaptativo (específico) incluem os linfócitos B e T. Após exposição ao antígeno, células B diferenciam em plasmócitos cuja função primária é a produção de anticorpos.
A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. Existem dois tipos de imunidade adquirida: a imunidade humoral e a imunidade celular.
Funções dos Linfócitos T
Além da CMI, os linfócitos T desempenham também um papel importante na defesa contra microrganismos que não se reproduzem dentro das células, nem sobrevivem em fagócitos, incluindo vários tipos de bactérias, fungos e parasitas helmintos.
Membranas mucosas
Secreções locais também contêm imunoglobulinas, principalmente IgG e IgA secretora, que previnem que microrganismos se fixem nas células hospedeiras e nas proteínas que se ligam ao ferro, o que é essencial para muitos microrganismos.
Barreiras naturais
Geralmente a pele evita a invasão de muitos microrganismos, a menos que esteja fisicamente danificada devido, por exemplo, a uma lesão, à picada de um insecto ou a uma queimadura. Outras barreiras naturais eficazes são as membranas mucosas, como os revestimentos das vias respiratórias e do intestino.
O sistema imunológico utiliza mecanismos moleculares específicos cordenados por células, como os linfócitos, macrofágos, monócitos, mastócitos e neutrófilos, e pelos mecanismos associados a moléculas especificas do sistema, sendo caracterizadas como citocinas anti e pró-inflamatórias, prostaglandinas, inibidores de ...
Os principais mecanismos de resistência são: inativação enzimática, alterações do sítio de ligação, alterações no sistema de transporte e bomba de fluxo.
Superbactérias são aquelas que conseguem resistir ao tratamento mesmo com o uso de uma grande quantidade de antibióticos.
➌As bactérias resistentes a antibióticos podem passar para os seres humanos a partir dos alimen- tos e do contacto direto com animais.
Resposta Imune. O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por anticorpos. Estes anticorpos são secretados por plasmócitos(células derivadas dos linfócitos B) após detectarem a presença de antígenos, ou após serem estimulados por meio de citocinas liberadas pelos linfócitos T.
Quanto custa montar uma mini fábrica de sorvetes?
Como são chamados os símbolos matemáticos que usamos para representar qualquer número?
Como montar empresa de automação?
Como são chamados os astros que não tem luz própria?
Como fazer um plano de negócio de uma empresa passo a passo?
Como são chamados os juízes na ginástica de trampolim *?
Como organizar uma cozinha americana pequena e simples?
Quais são os elementos do conjunto?
O que utilizamos para percorrer um array?
Como formatar o PC pelo terminal do Linux?
Como formatar o HD para o Windows 10?
Como formatar um MacBook Pro 2011?
Quantos exercícios devo fazer para costas?
Como fazer meu cão de guarda ficar bravo?