Entre os principais juízes estavam Jefté, Gedeão, Sansão e Samuel.
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egipto e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida aos seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AC).
O tema das histórias separadas é a libertação, por parte de Iahweh, através de um "juiz". A sua função não é tanto a de determinar a justiça segundo a lei, mas sim a de restaurar a justiça; assim, o seu papel é o de difundir o direito da parte ofendida e vingá-lo. Ele é concebido como um líder carismático.
Ela se inicia com o episódio conhecido como “Êxodo”, no qual Moisés lidera a volta de seu povo do Egito, onde se encontrava submetido à escravidão e termina com a escolha do fazendeiro benjamita Saul para ser o governante de todo o povo de Israel.
Os chamados Juízes maiores são: Otoniel (3,7-11); Eúde (3,12- 30); Débora (4,1–5,31); Gideão (6,1–9,57); Jefté (10,6–12,7); Sansão (13,1–16,31).
Líderes fortes na fé: Débora, Otniel, Jefté, Eúde, Sangar e Samuel (Juízes; I Samuel) Líderes vacilantes na fé: Baraque, Gideão (Juízes, capítulo 4-6) Líderes fracos na fé: Abimeleque e Sansão (Juízes, capítulo 9-13)
O Período dos Juízes (em hebraico: שופטים, shôphaatîm ou shoftim), também chamado de Período dos Regentes é um período histórico do povo hebreu, que se estendeu entre 1390 a.C. a 1030 a.C..
Em relação aos inocentes, frágeis e oprimidos, Deus é “pai dos órfãos e juiz das viúvas” (Salmo 68.5). ... Ora, os males daquela cidade eram os juízes e não as viúvas. Os magistrados, sim, pela sua omissão, presunção e dissimulação, configuravam as pessoas mais perigosas e prejudiciais àquela sociedade.
Este, que é o sétimo livro da Bíblia, e faz parte do Velho Testamento, conta a história de Israel desde a conquista da Terra de Canaã até o começo da monarquia. Neste tempo surgiram os líderes militares conhecidos como “Juízes” que foram levantados por Deus, e por isso o governo deles não era hereditário.
Portanto, o período total dos juízes será menor do que a soma geral do tempo de governo de cada um. Através da história destes juízes podemos concluir que Deus quer usar a cada um de nós para o benefício da sociedade.
O primeiro dos Juízes foi Josué e o último foi Samuel, o sacerdote e profeta. Os livros que contam as histórias deste período são: Josué, Juízes e I Samuel. Conquistou uma cidade cananéia chamada Debir. Matou a Eglom, rei de Moabe, e venceu os moabitas.
♦ Elom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:11). Governou por 19 anos. ♦ Abdom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:14 ). Governou por 8 anos. ♦ Sansão – livramento da opressão Filistéia (Juízes 13:1 até 16:31).
Entre as personalidades que mais se destacaram no tempo dos juízes, podemos citar Débora e Sansão. Débora (cujo nome significa "abelha") era uma profetisa que ao notar o perigo de uma invasão vinda da cidade de Hazor solicita a Barak, um habilidoso chefe militar, para que contenha o inimigo.
Quem pode emitir e assinar o Bill of Lading?
Com quantos meses pode fazer a morfológica?
É normal engordar durante a amamentação?
Em que ano surgiu a dança do ventre?
O que é o retardo mental leve?
O que é o arrebatamento na bíblia?
Como ver qual é o número do meu celular?
Qual é a relação entre a música e a cultura de um povo?
Como entrar em contato com seu anjo da guarda?
Qual óleo se usa para os carros com mais de 10.000 km?
Como recuperar conversas do WhatsApp web?
Como por o número em confidencial?