Entre os principais juízes estavam Jefté, Gedeão, Sansão e Samuel.
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egipto e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida aos seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AC).
O tema das histórias separadas é a libertação, por parte de Iahweh, através de um "juiz". A sua função não é tanto a de determinar a justiça segundo a lei, mas sim a de restaurar a justiça; assim, o seu papel é o de difundir o direito da parte ofendida e vingá-lo. Ele é concebido como um líder carismático.
Ela se inicia com o episódio conhecido como “Êxodo”, no qual Moisés lidera a volta de seu povo do Egito, onde se encontrava submetido à escravidão e termina com a escolha do fazendeiro benjamita Saul para ser o governante de todo o povo de Israel.
Os chamados Juízes maiores são: Otoniel (3,7-11); Eúde (3,12- 30); Débora (4,1–5,31); Gideão (6,1–9,57); Jefté (10,6–12,7); Sansão (13,1–16,31).
Líderes fortes na fé: Débora, Otniel, Jefté, Eúde, Sangar e Samuel (Juízes; I Samuel) Líderes vacilantes na fé: Baraque, Gideão (Juízes, capítulo 4-6) Líderes fracos na fé: Abimeleque e Sansão (Juízes, capítulo 9-13)
O Período dos Juízes (em hebraico: שופטים, shôphaatîm ou shoftim), também chamado de Período dos Regentes é um período histórico do povo hebreu, que se estendeu entre 1390 a.C. a 1030 a.C..
Em relação aos inocentes, frágeis e oprimidos, Deus é “pai dos órfãos e juiz das viúvas” (Salmo 68.5). ... Ora, os males daquela cidade eram os juízes e não as viúvas. Os magistrados, sim, pela sua omissão, presunção e dissimulação, configuravam as pessoas mais perigosas e prejudiciais àquela sociedade.
Este, que é o sétimo livro da Bíblia, e faz parte do Velho Testamento, conta a história de Israel desde a conquista da Terra de Canaã até o começo da monarquia. Neste tempo surgiram os líderes militares conhecidos como “Juízes” que foram levantados por Deus, e por isso o governo deles não era hereditário.
Portanto, o período total dos juízes será menor do que a soma geral do tempo de governo de cada um. Através da história destes juízes podemos concluir que Deus quer usar a cada um de nós para o benefício da sociedade.
O primeiro dos Juízes foi Josué e o último foi Samuel, o sacerdote e profeta. Os livros que contam as histórias deste período são: Josué, Juízes e I Samuel. Conquistou uma cidade cananéia chamada Debir. Matou a Eglom, rei de Moabe, e venceu os moabitas.
♦ Elom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:11). Governou por 19 anos. ♦ Abdom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:14 ). Governou por 8 anos. ♦ Sansão – livramento da opressão Filistéia (Juízes 13:1 até 16:31).
Entre as personalidades que mais se destacaram no tempo dos juízes, podemos citar Débora e Sansão. Débora (cujo nome significa "abelha") era uma profetisa que ao notar o perigo de uma invasão vinda da cidade de Hazor solicita a Barak, um habilidoso chefe militar, para que contenha o inimigo.
Como lavar roupa quando tem duas cores e uma solta tinta?
Como se escreve psicólogo psicóloga?
Como lavar as peças em fio de malha?
Como escrever o nome Vitória em japonês?
Qual é a sílaba tônica de região?
Qual se refere à muito pássaro?
Qual o objetivo do Programa de hipertensão e Diabetes?
O que significa a palavra resgatada?
Como se escreve reencontraremos?
Como dizer terminar relacionamento em inglês?
Qual o correto restaram ou restarão?