O objetivo é reduzir o número de internações, a procura por pronto-atendimento, os gastos com tratamentos de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos portadores.
O diagnóstico de hipertensão deve ser realizado por um médico, a partir de uma série de exames que devem ser realizados todos os anos ou de acordo com a frequência solicitada pelo profissional de saúde. São eles: urina simples; glicemia de jejum (sangue);
O HIPERDIA, Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes, constitui-se em um programa de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos que visa o controle da DM e HAS e uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O sistema HiperDia facilita o acesso dos Hipertensos e Diabéticos aos medicamentos, já que o sistema permite o monitoramento de tais usuários, gerando informações para aquisição, dispensação e distribuição dos medicamentos (BRASIL, 2001).
O diabetes pode causar instalação de um quadro de hipertensão, já que a resistência à insulina dificulta o acesso das células à glicose circulante. Isso deixa o sangue com níveis maiores de açúcar, o que contribui para o enrijecimento das artérias e o aumento da pressão.
O programa Hiperdia foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2002, no Plano de Reorganização da Atenção a Hipertensão Arterial Sistêmica e ao Di-abetes Mellitus, estabelecendo metas e diretrizes para ampliar ações de prevenção, di-agnóstico, tratamento e controle dessas doenças, mediante a reorganização do trabalho de ...
As duas doenças se associam para prejudicar os vasos A resistência à insulina, condição típica do diabético tipo 2, é uma falha no organismo que dificulta o acesso das células à glicose circulante. Aí um monte de açúcar fica sobrando no sangue.
A forma mais simples de identificar a hipertensão é usando um esfigmomanômetro. O nome é complicado, mas você certamente já teve sua pressão medida com um aparelho desse tipo, que comprime o braço ao mesmo tempo em que o médico toca a artéria com o estetoscópio.
Este anotará nos impressos do programa os resultados e no final do dia preencherá o mapa que consolidará o número total de glicemias capilares e pressões elevadas, bem como o número de internos que já sabiam ser diabéticos e o número total de inscritos no programa de Diabetes e Hipertensão.
Hipertensão e diabetes são doenças perigosas e, muitas vezes, silenciosas. Portanto, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar um tratamento médico o quanto antes. Quando controladas, a pressão alta e a diabetes podem fazer com que a pessoa leve um vida perfeitamente normal e equilibrada.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a adesão dos hipertensos e diabéticos no programa do HIPERDIA da Estratégia da Saúde da Família - ESF Santinho I e II, bem como desenvolver atividades educativas sobre hábitos saudáveis, como prática de atividades física, alimentação saudável e outros.
Afinal, esse profissional tem o dever de analisar a situação de saúde de cada paciente e dar o diagnóstico apropriado. De maneira geral, os medicamentos recomendados para tratar a hipertensão são aqueles do tipo: hipertensivos, diuréticos e betabloqueadores. Hipertensão e diabetes são doenças perigosas e, muitas vezes, silenciosas.
Quantos abdominais para definir a barriga?
Qual o objetivo de ensinar sistema de numeração decimal?
Para que serve o medicamento nux vomica?
Quantos litros tem um saco de cimento de 50kg?
São formas de lançamento tributário exceto?
Quanto tempo depois de uma cirurgia de hérnia posso trabalhar?
Como listar portas abertas no Linux?
O que fazer quando a veia do pulso estourar?
Como funciona a distribuição da Nike?
O que um bebê com 7 meses faz?
O que acontece quando o Mercúrio está retrógrado?
Pode pintar uma parede molhada?
Quem tem sopro no coração pode tomar anestesia geral?
Qual a principal diferença entre amplificadores a válvula eletrônica e a transistor?
Qual a principal característica da Revolução Cubana vitoriosa em 1959?