Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a primeira onda de descolonização teve início no continente asiático, com a Índia, que recupera a independência em 1947. A Grã-Bretanha foi forçada a aceitar uma situação inevitável, evitando deste modo uma guerra de independência.
Duas grandes correntes se formaram: a primeira, defendida por Gandhi, advogava por uma Índia unitária. A segunda, reivindicada pelos muçulmanos, liderados por Muhammad Ali Jinnah, pediam um estado independente, que se chamaria Paquistão.
Foi uma independência pacífica, liderada por Mahatma Ghandi, sem o uso de armas ou criação de um exército propriamente dito.
Em 1947 a Índia torna-se independente em relação à Inglaterra - apesar de continuar a fazer parte da Commonwealth - mas este processo de independência vai implicar, paralelamente, a desagregação do Império Indiano, apesar das tentativas unificadoras de Gandhi e Nehru. ...
Foi preso mais uma vez, depois de se recusar a colaborar com o Exército britânico e com os esforços de guerra. Libertado dois anos depois, em 1944, põe-se a negociar a independência da Índia, através de seu partido, o Partido do Congresso Nacional, onde também militava outro líder de fôlego, Jawaharlal Nehru.
Explicação: A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão. ... Surgem lideranças como Gandhi, um advogado, que vai percorrer o país pregando uma revolução não-violenta contra os ingleses.
Em 1858 ocorreu na Índia a Revolta dos Sípaios, que culminou na coroação da Rainha Vitória como imperatriz dos indianos. ... A independência da Índia ocorre devido um processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou em 1948 ao assassinato de Gandhi.
Geralmente, o processo de descolonização é precedido por um conflito entres as forças da colônia contra seus colonizadores. Na Argélia ocorreu uma guerra de libertação contra Portugal. Já nos Estados Unidos foi dado um golpe de estado no qual as colônias substituíram a administração dos colonos.
Assim, os britânicos vão anexando províncias do Punjab e Déli até se declararem senhores da Índia. No entanto, a colonização não foi pacífica, com resistências como a Revolta dos Cipaios. Somente em 1877, a Rainha Vitória é proclamada Imperatriz das Índias.
Com o enfraquecimento dos países que participaram da segunda guerra, os recursos para manter suas colônias tornaram-se insuficientes. Mas outro motivo também teve grande importância para a descolonização destes continentes: a desobediência civil na Índia, liderada pelo líder pacifista Mahatma Gandhi.
Em 1600 chegam os representantes da Companhia das Índias Orientais, inglesa, a fim de comercializar com os indianos. Um século mais tarde, já tinham enclaves em Bombaim, Madras e Calcutá. Os franceses também tentaram ocupar o território, mas foram expulsos pelos ingleses, em 1755.
Em que aspectos o esporte pode ajudar o portador de necessidades especiais?
Qual o efeito do Acordo de Paris para o Brasil?
Como um advogado da entrada em um processo?
Porque Howard não tem doutorado?
Como o app Signal ganha dinheiro?
Qual o melhor remédio caseiro para inflamação no útero?
Como fica o adjetivo irregular pouco no comparativo?
Como saber se é Candida ou infecção urinária?
O que acontece se o bebê nascer de 34 semanas?
Qual a relação entre a administração e contabilidade?
Quais são os tipos de disforia?
Como saber se estou em dia com INSS?
Quantos quilos é considerado obesidade mórbida?
Como aconteceu o acidente com Césio 137 em Goiânia?
Como usar o antivírus do computador no celular?