1972
“Águas de Março” é um clássico da música brasileira composto por Tom Jobim em 1972. O lançamento da canção foi feito em um Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco, e no ano seguinte no álbum Matita Perê. Em 1974, foi lançada uma versão em dueto com Elis Regina, no LP Elis & Tom.
De forma metafórica, “Águas de Março” fala das chuvas do fim do verão como um símbolo de renovação da vida. Uma pesquisa feita por um jornal de São Paulo, em 2001, com jornalistas, músicos e artistas de todo o Brasil, elegeu Águas de Março, composta em 1972, como a melhor canção brasileira de todos os tempos.
Antonio Carlos Jobim Águas de março/Compositores
Porém, não foi só o clima e a construção que inspiraram o artista. No encarte do disco em que ela foi lançada, naquele mesmo ano, ele explicou que a sua maior inspiração foi o poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac.
“São as águas de março fechando o verão”. O trecho da famosa música cantada por Elis Regina e Tom Jobim resume a transição do verão para o outono no mês de março. O sol e as altas temperaturas são substituídas por chuvas e dias mais curtos. Por isso, é necessário se precaver de doenças comuns neste período.
De forma metafórica, “Águas de Março” fala das chuvas do fim do verão como um símbolo de renovação da vida. Uma pesquisa feita por um jornal de São Paulo, em 2001, com jornalistas, músicos e artistas de todo o Brasil, elegeu Águas de Março, composta em 1972, como a melhor canção brasileira de todos os tempos.
A música Como Nossos Pais, que fala sobre o conflito de gerações acentuado pela repressão da ditadura militar, foi composta na década de 70 por Belchior, e imortalizada na voz da musa Elis Regina.
Caingá e candeia são duas árvores de grande porte, cuja madeira é de interesse comercial. Caingá é a leguminosa ‹Moldenhawera floribunda›, também chamada de guaraçaí. Pelo menos quatro espécies de árvore têm candeia como nome vulgar.
A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da (A) malária, adquirida pela picada de mosquitos que ocorrem em regiões quentes e úmidas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. " Águas de Março " é uma famosa canção brasileira do compositor Tom Jobim, de 1972. A canção foi lançada inicialmente no compacto simples Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco e, a seguir, no álbum Matita Perê, no ano seguinte.
"Águas de Março" teve, ao menos, duas grandes fontes de inspiração. Uma é o poema "O caçador de esmeraldas", do poeta parnasiano Olavo Bilac ("Foi em março, ao findar da chuva, quase à entrada / do outono, quando a terra em sede requeimada / bebera longamente as águas da estação (...)")
A metáfora central das "Águas de março" é tomada como imagem da passagem da vida cotidiana, seu motocontínuo, sua inevitável progressão rumo à morte - como as chuvas do fim de março, que marcam o final do verão no sudeste do Brasil. A letra aproxima a imagem da "água" a uma "promessa de vida", símbolo da renovação.
Quantos níveis tem Super Mario World?
Que médico ir para um check-up?
Como ler uma planta de locação?
O que fazer para enganar a vontade de comer?
Como fica o abdômen depois da lipoaspiração?
Como formatar corretamente o Windows 7?
Como saber se o cartão PicPay e crédito?
O que significam os números na cifra?
Como colocar o ícone do Marketplace no Facebook?
Como lidar com um colega de trabalho falso?
O que é iodo positivo na colposcopia?
Como scanear na impressora EPSON Wi-fi?
Como licenciar produtos digitais dos Estados Unidos?