As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases.
No entanto, atualmente se sabe que a composição química das estrelas em geral é praticamente a mesma: aproximadamente 90% hidrogênio e aproximadamente 10% hélio; todos os outros elementos juntos contribuem entre 1% e 2% da composição e são chamados de metais.
O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
O nascimento das estrelas parece ser um mecanismo comum para todas as estrelas. A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa.
Para cada uma, os pesquisadores avaliaram a abundância de hélio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, neônio e argônio.
39 curiosidades que você vai gostar
Estrelas com até 8 vezes a massa do Sol vivem bilhões de anos e produzirão, no máximo, um núcleo inerte de carbono/nitrogênio/oxigênio; já as estrelas mais massivas do que isso viverão milhões de anos produzindo elementos no núcleo que vão de hidrogênio a ferro.
A maior parte dos elementos químicos que podemos observar é originada em processos que ocorrem no interior das estrelas, ou seja, processos de nucleossíntese estelar, em que a transformação de um elemento em outro é um subproduto da geração de energia nas estrelas.
A evolução estelar é a soma das mudanças radicais de uma estrela durante seu tempo de vida, e inclui sua transformação após o colapso. Dependendo da massa da estrela, ela pode se tornar uma anã branca, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.
Estágio Inicial – Nasce uma estrela
Turbulências, como as causadas por uma explosão de supernova* nas proximidades, provocam crescentes adensamentos em algumas regiões da nebulosa formando glóbulos de gás frio que acabam colapsando sob seu próprio peso. Cada glóbulo dará origem a uma estrela.
"As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos. Já estrelas com um décimo da massa solar têm uma expectativa de vida de várias dezenas de bilhões de anos", afirma Thais Idiart.
No início as estrelas produzem o Hélio a partir do Hidrogênio (H), depois o Hélio (He) é queimado produzindo Lítio, e assim por diante. Dessa forma elas vão criando elementos novos.
Estrutura física e composição do Sol
Sua enorme massa é formada por 73,4% de hidrogênio e 25,0% de gás hélio. Os outros elementos, como o ferro, níquel, oxigênio e silício, correspondem somente a 1,6% da massa. Além do núcleo, internamente, essa estrela ainda possui como camadas as zonas convectiva e radiativa.
A composição do Sol é, sobretudo, de hidrogênio e hélio, que correspondem respectivamente a 71% e 27% de sua massa. Outros elementos que estão presentes em sua composição são: ferro níquel e oxigênio.
Quais os três componentes básicos para formar uma estrela?
...
No núcleo de uma estrela são fundido hidrogênio em:Hélio.Níquel.Carbono.Nitrogênio.Hidrogênio novamente.
O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.
Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.
A sequência principal representa o estágio evolutivo em que as estrelas geram energia pela fusão de átomos de hidrogênio em hélio em seu núcleo. A geração de energia por fusão mantém a estrela em equilíbrio hidrostático, contrabalanceando a pressão gravitacional das camadas externas.
Se houver muito gás a temperatura aumentará o suficiente para "acender" o combustível nuclear e iniciar a queima do Hidrogênio (fusão nuclear), isso libera muita energia: nasce uma estrela! Caso contrário, se não há massa suficiente, após a contração o objeto começa a se esfriar, é o que chamamos de Anãs Marrons.
Os elementos químicos são formados por conjuntos de átomos que possuem o mesmo número atômico ou número de prótons. Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.
O surgimento dos elementos químicos aconteceu a partir da grande expansão do Universo - o Big Bang. ... Essa reação nuclear produz elementos químicos mais pesados como o carbono (C), o oxigênio (O), o silício (Si), o enxofre (S) e o ferro (Fe).
Através do Big Bang aconteceu o surgimento dos elementos químicos, o universo começou a evoluir, surgiram as estrelas, planetas e galáxias. Através da formação das partículas subatômicas, essas se uniram através de reações dando origem a átomos leves e simples como (H) e o (He).
As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
O Sol pode ser grosseiramente dividido em seis camadas (Figura 3.1). Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera (visível) a cromosfera e a coroa.
Basicamente, tem átomos de gases batendo uns nos outros, gerando outros gases e liberando energia na forma de luz e calor. Um bruta calor, que no centro do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius! ... Quando o hidrogênio acabar, o núcleo do Sol passará a fundir o hélio com metais mais pesados do núcleo.
A superfície do Sol, chamada fotosfera está a uma temperatura 5,800 °C apresentando manchas solares, que são regiões "frias" com temperaturas de até 3,800°C que parecem escuras devido apenas ao contraste com a superfície em si.
Porque fotografar na Golden Hour?
Qual a resolução vigente e mais atual para o controle sanitário de alimentos no Brasil?
Quais são as operações usuais da volumetria?
Porque é importante higienizar os alimentos?
Qual a diferença Naridrin e Naridrin 12h?
Qual a diferença entre incapacidade parcial e permanente?
Quem foram os Jesuítas no Brasil colonial?
Qual o órgão que regulamenta a metrologia no Brasil?
Qual a competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública?
Quem pode ser dependente no cartão de crédito?
Como deixar o tênis branco de couro?
Quais os principais princípios do construtivismo?
Quais os benefícios de tomar água com sal do Himalaia?
Quanto tempo demora para cicatrizar uma úlcera na perna?
Quanto é uma rinoplastia no nariz?