José Lins escreveu cinco livros a que nomeou "Ciclo da cana-de-açúcar", numa referência ao papel que nele ocupa a decadência do engenho açucareiro nordestino, visto de modo cada vez menos nostálgico e mais realista pelo autor: Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), O Moleque Ricardo (1935), e Usina ( ...
Em pouco mais de dez anos, José Lins do Rego (1901-1957) publicou uma série de cinco romances que chamou de "Ciclo da Cana-de-Açúcar". Os livros retratam a decadência do engenho açucareiro nordestino.
De 19, esse escritor produziu e publicou cinco romances aos quais deu a alcunha de “Ciclo da cana-de-açúcar”. São eles, na ordem cronológica: “Menino de Engenho” (1932), “Doidinho” (1933), Banguê (1934), “O Moleque Ricardo” (1935) e, por fim, “Usina” (1936).
Temática da obra de José Lins do Rego Os romances de José Lins do Rego têm caráter memorialista, e alguns deles narram a decadência do arcaico sistema de produção de cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro, no final do século XIX e início do XX.
O autor desejaria que a sua obra romanesca fosse dividida: “Ciclo da cana-de-açúcar”: Menino de engenho, Doidinho, Banguê, Fogo morto e Usina; “Ciclo do cangaço, misticismo e seca”: Pedra Bonita e Cangaceiros; “Obras independentes”: a) com ligações nos dois ciclos: O moleque Ricardo, Pureza e Riacho Doce; b) desligadas ...
Os livros de José Lins do Rego, além de apresentarem traços autobiográficos, possuem características da geração de 30 do modernismo brasileiro: Elementos regionalistas. Crítica sociopolítica. Narrativa dinâmica.
O Menino de Engenho. O que Zé Lins tinha que chamou a atenção de Vladimir Carvalho era a semelhança. Nasceram em cidades próximas, Lins em Pilar e o cineasta em Itabaiana, cidade onde o autor de 'Doidinho' aprendeu a ler, no mesmo colégio onde o pai de Vladmir estudava.
Casado em 1924 com D. Filomena (Naná) Masa Lins do Rego, transferiu-se em 1926 para a capital de Alagoas, onde passou a exercer as funções de fiscal de bancos até 1930 e fiscal de consumo de 19.
A mão de obra utilizada era predominantemente escravagista. Em um primeiro momento, entre o século XVI e o início do XVII, os indígenas foram utilizados como mão de obra escrava.
Segundo ele, sua obra está dividida por temáticas: Ciclo da cana de açúcar, cuja ação se desenvolve na região nordestina dos grandes engenhos de açúcar, como Menino de Engenho, Doidinho, Banguê e Fogo Morto – a obra-prima desse ciclo. Ciclo do cangaço, do misticismo e da seca, com Pedra Bonita e Cangaceiros.
As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países. O Romantismo é um dos maiores movimentos de arte do século XVIII e XIX.
Alguns dos principais autores desse movimento são: Goethe, Victor Hugo, Lord Byron, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco. Por Me. Fernando Marinho. José de Alencar, Álvares de Azevedo e Castro Alves foram os principais representantes do Romantismo brasileiro. Listagem de Artigos.
Johann Wolfgang von Goethe é um dos grandes nomes do Romantismo alemão e o autor de “Os sofrimentos do jovem Werther”. O Romantismo, em cada país, tem suas particularidades. Entretanto, é possível perceber alguns valores comuns em várias nações que desenvolveram essa estética, a saber:
Como preencher a declaração Defis?
Qual a função dos receptores nucleares?
Como funcionava o governo na Cidade-estado da Grécia Antiga?
Como fundir alumínio reciclado?
Qual é a classificação dos recursos?
Quais os mecanismos de transporte Transmembranas existentes?
Onde os relógios atômicos são usados?
Como é o funcionamento do Hallmeter?
O que foram as feitorias porque foram criadas?
Qual a maneira mais fácil de derreter alumínio?
Qual IP para entrar na página do airGrid M5?
O que fazem as centrais sindicais?
O que é um signo tipo símbolo?
Quais os grupos que os sons produzidos pelo corpo podem ser classificados?
Quem fez a Manopla do Infinito?
Qual a diferença entre as fibras nervosas Mielínicas e as fibras nervosas Amielínicas?