Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Pergunta 10 0,5 em 0,5 pontos Quais são os elementos importantes na teoria de B. F. Skinner? Resposta Selecionada: d. Estímulo, resposta e consequência.
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
39 curiosidades que você vai gostar
O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a ...
O condicionamento operante se baseia em uma premissa bastante simples – ações que são seguidas por reforço serão reforçadas e tem mais probabilidade de ocorrer novamente no futuro.
Em relação ao ensino, Skinner (2000) conjectura que o reforço (positivo) e as contingências de reforço são primordiais no processo de aprendizagem, pois não é a presença do estímulo ou da resposta que leva ao aprendizado, mas a contingência de reforço.
O behaviorismo radical propõe, dessa forma, um paradigma de condicionamento não-linear e estatístico, em oposição ao paradigma linear e reflexo das linhas teóricas precedentes do comportamentalismo. Em suma, Skinner defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante.
Portanto, no Behaviorismo Radical comportamento é relação entre organismo e ambiente, sem prioridade de existência nem do ambiente, nem do organismo – há uma simultaneidade.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.
7 O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
É por meio do processo formal de educação que devemos ensinar aos indivíduos comportamentos que possibilitem que eles atuem com competência e autonomia, quando já não estiverem mais participando desse processo.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
O que é o comportamento:
Ele trata da forma que as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera que as pessoas devem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.
Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.
O Behaviorismo Radical só é radical porque entende que o objeto de estudo fundamental da psicologia é o comportamento. Nas palavras de Kohlenberg e Tsai (2001), "(…) o behaviorismo é uma teoria rica e profunda, que procura chegar às raízes do comportamento humano" (p. 3).
O Behaviorismo Radical é o campo filosófico da análise do comportamento. As questões trabalhadas no Behaviorismo Radical avaliam a repercussão e a validade das pesquisas científicas experimentais no estudo do comportamento.
A mudança requerida era efetivamente radical, no sentido de que se constituiria drástica, inovadora e imoderada.
O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.
É aí que entra a Psicologia da Educação, que ajuda na compreensão geral do educando: em qual estágio ele se encontra em seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social, quais são os seus interesses, quais são as suas habilidades adquiridas ou inatas, entre outras.
Condicionamento operante se trata de uma forma de aprendizagem que se vale do reforço e/ou punição para seu funcionamento. Por meio disso que se estabelece ou não as chances de um comportamento ser repetido no futuro. A natureza desse processo é determinante para moldar a postura de um indivíduo.
Exemplos são: Exemplo de condicionamento operante no trabalho: Ter um emprego e ir trabalhar todos os dias para receber um salário. Exemplo de condicionamento operante na sala de aula: Um professor elogiando os estudantes quando eles responderem corretamente irá aumentar esse comportamento.
Através do condicionamento operante, é feita uma associação entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Por exemplo, quando um rato de laboratório pressiona um botão azul, ele recebe um pote de alimento como recompensa, mas quando ele aperta o botão vermelho ele recebe um leve choque elétrico.
Comportamento Operante:
O Comportamento Operante é um comportamento voluntário e que opera nas contingências. Podemos dizer que o Comportamento Operante é aquele comportamento (R) que gera uma consequência (S) e essa consequência reforça ou enfraquece o comportamento que o gerou.
Qual a cor da vela para atrair dinheiro?
O que acontece quando o ovário diminui?
Como funciona o sistema de carta de crédito?
O que é um empréstimo com correção monetária prefixada?
Como formatar iPhone 7 pelos botões?
Como saber se o óleo essencial é bom?
Quais são os tipos de escavadeira?
O que diz a Portaria 529 de 1o de abril de 2013?
Precisa se enxaguar depois do banho de assento?
Como funciona amortizar financiamento?
Como deve ser a rotina do coordenador pedagógico?
Qual a natureza jurídica da ação de alimentos?
Quanto tempo dura o curso do Gate?
Quem tem direito a aposentadoria com 25 anos?
Qual é a importância da Rússia no conjunto dos países que formam a CEI?
O que significa sátira e humor?