A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
A categoria de análise tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos de Vigotski utilizados pelos autores dos textos analisados. Por razões didáticas, os conceitos foram organizados em quatro grupos: "linguagem", "pensamento e linguagem", "desenvolvimento e aprendizagem" e "concepção de homem e mundo".
Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
34 curiosidades que você vai gostar
Já Lev Vygotsky defende que o indivíduo se constitui na interação com o meio em que está inserido, não só internalizando as formas culturais que recebe, mas também intervindo nelas e as transformando em seu processo de desenvolvimento. A este conceito Vygotsky deu o nome de sociointeracionismo.
Para Vygotsky, há dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos - representações mentais que substituem objetos do mundo real. Segundo ele, o desenvolvimento dessas representações se dá sobretudo pelas interações, que levam ao aprendizado.
As funções psicológicas superiores, o desenvolvimento e aprendizagem e a zona de desenvolvimento proximal são conceitos que devem estar claros ao nos referirmos aos processos de ensino-aprendizagem segundo Vygotsky.
A abordagem Histórico-Cultural é uma corrente nas ciências humanas, que remonta a um grupo de psicólogos russos na segunda metade da década dos anos 20 na União Soviética. Os protagonistas dessa abordagem incluem entre outros Vigotski, Luria e Leontiev e, além, deste grupo mais de 30 pesquisadores dessa época.
Qual a distância máxima que um telescópio pode ver?
O que acontece se passar muito creme no cabelo?
Quem pode fazer acordo extrajudicial?
Qual o diferencial competitivo da Apple?
O que é bom vender no Brasil coisas do Estados Unidos?
O que é preciso para ser professor de boxe?
O que são indicadores de impacto ambiental?
O que são as funções mentais superiores?
Quando o câncer de mama não precisa de quimioterapia?
Como fazer um projeto estrutural simples?
Quais documentos necessários para renovar CNH no poupatempo?
Qual é a idade certa para fazer dieta?
Quais são os risco da radiologia?
Qual a energia da pedra ametista?
Quando se aposenta por invalidez permanente o que recebe da empresa?