O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas ou descoradas por todo o corpo, que também podem aparecer em locais como o cabelo, a barba e as sobrancelhas.
COMO IDENTIFICAR O VITILIGO? O surgimento de manchas esbranquiçadas com ou sem sintomas merece avaliação dermatológica. Qualquer parte do corpo pode ser acometido. Áreas de pelos brancos no corpo ou no couro cabeludo, bem como cílios e sobrancelhas, também podem indicar início da doença.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
O dermatologista detecta as manchas com um exame físico, mas testes complementares, como coleta de sangue e a biópsia de uma região atingida, podem ser solicitados para descartar outros distúrbios autoimunes e medir o nível de melanócitos na derme.
4 - 60% dos casos surgem até os 20 anos De acordo com Daniela Antelo, a maioria dos casos de vitiligo — 60% deles — começam a se manifestar antes de o paciente completar 20 anos de idade.
O sintoma é o aparecimento de manchas mais claras que o tom de pele do paciente ou desenhos sem pigmentação. — Nos momentos iniciais, pode ser difícil, até mesmo para os médicos, identificar a doença. Mas, a partir do momento em que o vitiligo se expande um pouco, o diagnóstico fica mais evidente — diz Azulay.
Existem dois tipos de vitiligo: Segmentar ou Unilateral: quando as manchas se manifestam apenas numa parte do corpo; e. Não segmentar ou bilateral: quando as manchas se manifestam nos dois lados do corpo e normalmente aparecem em extremidades como mãos, pés, nariz e boca.
Como identificar. O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado. Outros sinais incluem:
Vitiligo generalizado. Às vezes, o vitiligo do tipo focal desenvolve para a forma generalizada, embora isso não seja tão comum. As manchas são simétricas, acometendo os mesmos locais e em ambos os lados do corpo. O vitiligo generalizado pode evoluir rápida ou lentamente e pode, ainda, estabilizar depois de determinado tempo.
Como o tratamento pode mudar de acordo com a origem, idade e tamanho das manchas, é possível usar, ainda, medicamentos orais, laser e fototerapia. Ao contrário do que muitos podem achar, a doença não é perigosa tampouco contagiosa, assim os principais impactos do vitiligo não são físicos, mas mentais.
Não há como prever como o vitiligo evolui. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.
O que é uma interação harmônica?
Como funciona o plantão de 24 horas?
Quanto tempo deixar a batata na cabeça?
Qual a importância de um para-raios?
Como definir uma amiga em uma palavra?
Quem criou o sistema de numeração indo-arábico?
Qual a origem da brincadeira bandeirinha?
Como lavar edredom de pena de ganso em casa?
Quais são os 4 tipos de planejamento?
Qual a função do retorno da piscina?
Qual a origem dos alimentos funcionais?
Como saber se a gravidez não está indo bem?