No Brasil, a prática remete às primeiras décadas do século XIX e vem da tradição portuguesa que, por sua vez, tem suas raízes na Itália renascentista, quando cidades da Toscana disputavam as bandeiras de outras regiões da península itálica.
O objetivo é capturar a bandeira escondida da equipe adversária e trazê-la ao seu lado do campo. Contudo, se for pego no território inimigo, você tem que sair do jogo.
Jeito de brincar
Quando uma criança grita "Bandeirinha arreou", um time tem que roubar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Se um jogador entrar no campo adversário e for pego por alguém desse time, ele tem que ficar imóvel, como estátua, até que uma pessoa de sua equipe toque nele.
Um dos participantes tem que desenhar uma linha no chão, para dividir a área em dois campos. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e, dentro dele, é colocada uma bandeirinha. Para começar a brincadeira, todos cantam a música abaixo. Um time tem que roubar a bandeira do outro e trazê-la para o seu campo.
A meta é roubar o objeto adversário sem deixar de proteger o seu, atravessando rapidamente o campo do time contrário. Se um participante for pego por um de seus adversários, ele fica colado no mesmo local até ser liberado pelo toque de um companheiro de equipe.
24 curiosidades que você vai gostar
Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.
O desafio da brincadeira é atravessar o campo da equipe adversária e pegar a bandeira sem ser pego. A criança que for pega deverá ficar parada no lugar congelada e ela poderá ser libertada por outra criança do seu time que conseguir tocá-la (sem ser pega por nenhuma criança da equipe adversária).
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Por meio das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade, companheirismo e cooperação.
O objetivo é lançar a bola e atingir um integrante de outro time. Para isso, é preciso que a bola o atinja direto e caia no chão depois de tocá-lo. O participante atingido vai para o "cemitério", espaço atrás do campo oponente. A morte, porém, não significa a saída do jogo.
Quais são as causas da sustentabilidade?
Pode levar creme na bagagem de mão?
Como excluir admissão no eSocial Contmatic?
O que é a flexibilidade e adaptabilidade?
Quantas vezes se pode repetir cada símbolo no sistema de numeração egípcio?
Qual porque pode ser substituído por qual motivo?
Qual foi a primeira UTI no Brasil?
Quais os estágios psicomotores de Wallon e suas principais características?
Quanto tempo ficar em londres?
Quais são as ferramentas para análise de um processo?
Para que serve a vitamina D intramuscular?
Qual o sinônimo e antônimo de esperto?
O que acontece se vc caminhar todos os dias?
Quem nunca trabalhou tem número de NIS?
Quais as desvantagens da irrigação por gotejamento?
Qual o valor do ITCMD no Maranhão?
Quais os princípios básicos de prevenção de acidentes?