Um para-raios é uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção aos edifícios e estabelecimentos atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica.
Os para-raios são usados para direcionar as descargas elétricas atmosféricas para o solo. A incidência das descargas elétricas pode causar danos a estruturas, equipamentos e, até mesmo, a pessoas e animais.
Instalar para-raio em local residencial
O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².
As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências.
O para-raios funciona como uma proteção à rede elétrica e a equipamentos ligados a ela por utilizar a indução eletrostática (poder das pontas) para promover um caminho mais fácil a essas descargas elétricas do que ao atingir o dispositivo, de modo que percorrem os cabos até dissipar sua energia no solo.
37 curiosidades que você vai gostar
Quando o fio está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. ... Assim, podemos dizer que o para-raios nada mais é do que uma haste metálica pontiaguda colocada em um lugar bem alto e ligada à terra. Seu princípio de funcionamento baseia-se no poder das pontas do condutor metálico.
O para-raio radioativo dispõe de captadores em formato de discos sobrepostos, e por isso se destaca dos para-raios comuns, que possuem captadores em forma de hastes pontiagudas; sua fabricação se dá por intermédio do radioisótopos Américo-241.
Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.
Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron na mesma situação pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.
Quando o batimento cardíaco é normal?
Quando posso tirar o plástico da enxertia?
Como memorizar palavras de outro idioma?
O que acontece quando o cachorro mija sangue?
O que é ter um bom senso de humor?
Como funciona o avalista profissional?
Como saber se celular Motorola é original?
Como identificar um filhote de Rottweiler?
Como pesquisar notícias por data?
Como a pessoa saber que um filhote de Husky Siberiano e puro?
Como procurar mais de uma no Instagram?
Qual a diferença de uma ferramenta 110 para 220?
Como saber se eu posso malhar?