São eles: carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). No entanto, esses elementos são prioritariamente produzidos pelo ar e pela água. Ou seja, tratam-se de elementos naturais que acabam negligenciados nos estudos acerca da fertilidade do solo. Macronutrientes primários – nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K);
O solo ideal é considerado aquele que apresenta boa profundidade para o armazenamento de água e crescimento das raízes, suprimento adequado de nutrientes, drenagem, atividade biológica e um equilíbrio entre as partes mineral (45%), líquida (25%), gasosa (25%) e orgânica (5%).
- Outra opção é a utilização de um método conhecido como adubação verde, para solos pobres, que, além de aumentar o hidrogênio no solo, também potencializa a produção de húmus. Esse método consiste em alternar o plantio de algumas plantas com leguminosas, como o tremoço, feijão-de-corda, entre outras.
Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores. A ausência de elementos tóxicos e estar em um local com clima favorável ao desenvolvimento da planta são exemplo desses fatores. Assim, nem sempre um solo fértil é também produtivo.
Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).
37 curiosidades que você vai gostar
Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade. Além disso, a fertilidade pode variar muito em uma só propriedade agrícola, pois algumas necessitam de boas características físicas e biológicas.
O solo é constituído pelas fases líquida, gasosa e sólida. Um solo hipotético é constituído por 25% de água, 25% de gases, 45% de material mineral e 5% de material orgânico, conforme a imagem a seguir.
Um solo produtivo é o recurso mais importante para qualquer atividade realizada no campo. Toda lavoura precisa dele para crescer e se desenvolver, bem como a pecuária para produção de forragem que será oferecida ao gado de diversas formas.
Um solo saudável é um solo vivo! Os solos saudáveis mantêm uma comunidade diversificada de organismos do solo que ajudam a controlar doenças de plantas, pragas de insetos e ervas daninhas, e formam associações simbióticas benéficas com as raízes das plantas.
Como viviam os povos nômades de antigamente?
Porque existem tão poucos índios no Brasil?
Como criar um objeto no AutoCAD?
Quantas horas por dia um porquinho da índia dorme?
O que significa líquido no joelho?
Como travar madeira com parafuso?
Como ocorre o desenvolvimento dos monotremados?
Como descrever um colega de trabalho?
Como os índios chamavam o Sol?
Qual é a classificação dos produtos perigosos?
Como criar duas calopsitas juntas?
Como os peixes cartilaginosos regulam a profundidade em que nadam?
Como representar um conjunto por meio de um diagrama?
Como unificar célula no Excel?
Quanto tempo o organismo demora para repor o sangue doado?