São eles: carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). No entanto, esses elementos são prioritariamente produzidos pelo ar e pela água. Ou seja, tratam-se de elementos naturais que acabam negligenciados nos estudos acerca da fertilidade do solo. Macronutrientes primários – nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K);
O solo ideal é considerado aquele que apresenta boa profundidade para o armazenamento de água e crescimento das raízes, suprimento adequado de nutrientes, drenagem, atividade biológica e um equilíbrio entre as partes mineral (45%), líquida (25%), gasosa (25%) e orgânica (5%).
- Outra opção é a utilização de um método conhecido como adubação verde, para solos pobres, que, além de aumentar o hidrogênio no solo, também potencializa a produção de húmus. Esse método consiste em alternar o plantio de algumas plantas com leguminosas, como o tremoço, feijão-de-corda, entre outras.
Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores. A ausência de elementos tóxicos e estar em um local com clima favorável ao desenvolvimento da planta são exemplo desses fatores. Assim, nem sempre um solo fértil é também produtivo.
Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).
37 curiosidades que você vai gostar
Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade. Além disso, a fertilidade pode variar muito em uma só propriedade agrícola, pois algumas necessitam de boas características físicas e biológicas.
O solo é constituído pelas fases líquida, gasosa e sólida. Um solo hipotético é constituído por 25% de água, 25% de gases, 45% de material mineral e 5% de material orgânico, conforme a imagem a seguir.
Um solo produtivo é o recurso mais importante para qualquer atividade realizada no campo. Toda lavoura precisa dele para crescer e se desenvolver, bem como a pecuária para produção de forragem que será oferecida ao gado de diversas formas.
Um solo saudável é um solo vivo! Os solos saudáveis mantêm uma comunidade diversificada de organismos do solo que ajudam a controlar doenças de plantas, pragas de insetos e ervas daninhas, e formam associações simbióticas benéficas com as raízes das plantas.
O que é contratos administrativos público?
Como são tratados os direitos humanos?
O que é desinfetante doméstico?
Qual o valor do Olimpismo significa dar o seu melhor no jogo ou na vida?
Quando o sexo machuca o útero?
Pode lavar neoprene na máquina?
Como acabar com a Entamoeba histolytica?
O que o Brasil compra da Coreia do Norte?
São deveres do assistente social na relação com os usuários?
Qual a segunda cidade mais limpa do Brasil?
Como tirar cheiro de plástico dá airfryer?
Qual exame fazer para saber se sou Esteril?