O diagrama de Venn, também conhecido como diagrama de Venn-Euler, é uma maneira de representar graficamente um conjunto, para isso utilizamos uma linha fechada que não possui auto-intersecção e representamos os elementos do conjunto no interior dessa linha.
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Como fazer um diagrama de Venn
Como funciona o Diagrama de Venn O Diagrama é formado por uma linha fechada sem auto-intersecção, ou seja, por círculos. Eles formam áreas com número dentro si, isto é, cada círculo representa um determinado conjunto. Quando essas circunferências se cruzam, acabam criando os subconjuntos.
Um conjunto é representado em compreensão quando se indica uma regra ou uma lei que permite determinar todos os seus elementos. Por exemplo, o conjunto A podia ser indicado na forma A = {Números naturais menores que 7}.
Por exemplo: Este conjunto pode ser indicado por: A= {x | x é número par} – representa a propriedade de seus elementos. Lê-se: O conjunto A é formado por qualquer valor desde que seja número par.
Representar um conjunto em extensão consiste em indicar sucessivamente cada um dos seus elementos (como A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}). Um conjunto é representado em compreensão quando se indica uma regra ou uma lei que permite determinar todos os seus elementos.
Por exemplo: A = {2, 4, 6, 8, 10…} Este conjunto pode ser indicado por: A= {x | x é número par} – representa a propriedade de seus elementos. Lê-se: O conjunto A é formado por qualquer valor desde que seja número par.
Criar um diagrama de Venn
Como fazer um diagrama
Um conjunto é o agrupamento de vários elementos que possuem características semelhantes. Exemplos de conjuntos: Países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Brasil, ... Países do hemisfério norte: Inglaterra, Espanha, Estados Unidos da América, ... Países sul americanos: Brasil, Argentina, Uruguai, ... Representação de Conjuntos
Caso os dois conjuntos não possuam intersecção, eles recebem o nome de conjuntos disjuntos. Represente, utilizando o diagrama de Venn, os conjuntos A = {a, b, c, d, e, f} e B = {d, e f, g, h, i}. Observe que a intersecção é a parte do diagrama que pertence aos dois conjuntos, assim como na definição.
De modo geral, a intersecção entre conjuntos no diagrama de Venn é dada pela parte comum aos gráficos envolvidos. Veja: Considerando novamente os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 5, 6, 7}, temos que os elementos que pertencem ao conjunto A e ao conjunto B, simultaneamente, são:
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P = {2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Como se faz um projeto de iniciação científica?
Quem foi Hildegard Peplau e qual sua importância para a enfermagem?
O que é o crime continuado específico ou qualificado?
O que leva a um bloqueio emocional?
Quais são indicadores de desempenho?
Qual a relação entre a imagem corporal e atividade física?
Pode usar neutralizante de marca diferente do alisante?
Porque a mosca pousa na gente?
Como jogar jogo da forca pelo WhatsApp?
Quais os eletrodomésticos mais vendidos na internet?
Como perder medidas em 4 dias?
Quando o cachorro tem cinomose ele volta a andar?
O que é a zona alvo de treinamento?
Em que casos é indicado a colostomia?
Qual é a função da raiz tuberosa?
Como vai ser o novo ensino médio?
Quais os fatores que influenciam na compreensão da leitura?
Quais foram as principais consequências da Revolta da Vacina?