São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Guias Espirituais são seres de luz designados antes de nascermos. São enviados para nos guiarem pela vida e ajudar a cumprir o contrato espiritual que fizemos antes de encarnarmos. Os guias estão em níveis variados de consciência. Alguns podem ser mestres ascensionados e outros podem até estar encarnados.
Pomba-gira, Preto-velho, Malandro: você conhece os principais guias da Umbanda?
Caboclos, pretos-velhos, crianças, exus, pombas giras, malandros, boiadeiros, marinheiros, sereias, ciganos, baianos e povo do oriente; conheça cada uma dessas entidades, o que representam e sua importância dentro da religião e dos terreiros de todo Brasil.
O grande segredo para saber quem é o seu guia espiritual é estar aberto à chegada dele em sua vida. É simplesmente abrir as portas e permitir que ele faça o papel que foi dado a ele neste plano!
Fio de Oxumarê com búzios.
Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, podem se incorporar durante certas cerimônias e vir a Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.
Guias Espirituais na Umbanda são seres de luz dispostos a nos guiar, orientar, intuir, auxiliar e proteger, sempre em prol da nossa evolução espiritual. Em grande parte, os Guias são espíritos humanos que passaram por várias encarnações, buscando conhecimentos e assim adquirindo sabedoria e merecimento perante o Criador e as Leis da Criação.
Apesar das diferentes vertentes existem, no entanto, princípios que são comuns para todos os seguimentos de Umbanda. São eles: crença nos orixás, crença nos antepassados, reencarnação, imortalidade da alma, cresça em um deus único chamado de Olorum e a lei de causa e efeito como “o bem recebe o bem e o mal colhe da justiça divina”.
Na umbanda, as entidades são o meio caminho entre a concepção dos deuses africanos do candomblé e os espíritos dos mortos dos kardecistas. As entidades são os mensageiros dos orixás. São considerados espíritos das primeiras civilizações que viveram durante o Brasil colonial e período escravo.
A palavra Umbanda tem origem na língua quimbunda de Angola que diz respeito a "magia" ou “arte de curar". Mas, no I Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda foi declarado que o vocábulo vinha dos termos do sânscrito “aum” e “bhanda” cujo correspondem ao “limite no ilimitado”.
Como identificar locuções prepositivas?
O que fazer para envelhecer com qualidade de vida?
Como manter verduras frescas fora da geladeira?
Como manter o espinafre fresco?
Como são formadas as lagoas costeiras?
Quais dados compõem a identidade cultural de uma pessoa?
Como ligar um motor triângulo?
Como ligar uma fonte de PC sem o PC?
Qual o funcionamento de uma tomada?
Como ligar uma fonte de PC com clips?
Como ligar um relé no Arduino?
Como lidar com pessoas exigentes?