A glândula tireoide, localizada na porção anterior do pescoço, bem abaixo da cartilagem cricoide, consiste em 2 lobos ligados por um istmo. As células foliculares na glândula produzem os 2 principais hormônios tireoidianos: Tetraiodotironina (tiroxina, T4) Triiodotironina (T3)
Os hormônios T3 e T4 aumentam o metabolismo celular e com isso estimulam o consumo de oxigênio total da célula. O metabolismo celular ou atividade metabólica basal pode ser aumentada até 100% quando estes hormônios são secretados em grande quantidade.
O iodo é absorvido no trato gastrointestinal e posteriormente captado pela glândula tireoide, onde serão produzidos os complexos monoiodotirosina e diiodotirosina, que em seguida darão origem aos hormônios T3 e T4.
Segundo o modelo proposto no JCI, a enzima D2 atua nas abundantes células gliais do cérebro, que dão suporte aos neurônios e os nutrem. Essa enzima converte o T4 em T3, elevando a taxa da forma ativa do hormônio da tireoide no órgão.
O hipertireoidismo é caracterizado por uma disparada na produção dos hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esse aumento acelera o metabolismo e causa diferentes sintomas, afetando até as batidas do coração e o funcionamento do sistema nervoso. O tratamento depende de suas causas.
Existe uma outra glândula, chamada pituitária ou hipófise, que, por meio da secreção (produção) de um hormônio chamado HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE ou TSH, controla a produção dos hormônios produzidos pela Tireoide.
O selênio, presente nas castanhas, auxilia na produção de TSH (hormônio tireoestimulante), que é responsável por estimular a produção dos hormônios T3 e T4 pela tireoide. A deficiência deste nutriente também aumenta o risco de Tireoidite de Hashimoto.
Os hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) são muito importantes para o funcionamento de todo o corpo! Os hormônios T3 e T4, secretados pela tireoide, possuem diversas funções associadas ao metabolismo basal. Quase todas as células do organismo têm receptores para ambos hormônios.
A secreção destes hormônios envolve a participação do hipotálamo e da hipófise. A maneira como ocorre a estimulação da síntese e liberação dos hormônios da tireoide pode ser resumida em cinco passos:
Quando os níveis de T3 são altos, é inibida a liberação de hormônios a partir do hipotálamo e, portanto, a partir da hipófise. Quando os níveis de T3 e T4 estão baixos, são produzidos sinais que estimulam o hipotálamo para que produza o hormônio THR.
Desta forma, fica claro que cerca de 80% do T3 presente na circulação não foi produzido pela tireoide, e sim é fruto da ação de diferentes deiodinases. Ambos T3 e T3r são ainda deiodinados a 3,3´-diiodotironinas (T2) assim como a MITs e DITs que são biologicamente inativos. Nesta perspectiva, podemos considerar o T4 como um pró-hormônio.
O TSH alcança a tireoide, estimulando a síntese de seus hormônios: T3 e T4. Quando esses hormônios aumentam, inibe-se a secreção do TRH e também do TSH, diminuindo-se, assim, a síntese de hormônios tireoidianos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual o maior limite de cartão de crédito?
Quais são as premissas básicas da teoria geral dos sistemas?
Como me cadastrar no auxílio Belo Horizonte?
Quanto vale 1.000 pontos em milhas?
Como escrever em formato de livro no word?
O que é socialização e qual seu papel?
O que são os princípios jurídicos?
Quantos dias se deve tomar amoxicilina?
Que palavra pode substituir infelizmente?