Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.
Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.
A modernização trouxe um considerável aumento na produção agrícola, acentuando a exportação e contribuindo para um crescimento da economia nacional. Porém, se apresentou de maneira excludente, beneficiando apenas parte da produção, em especial aquela destinada para exportação, atendendo ao interesse da elite rural.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
Dentre os malefícios à natureza estão o empobrecimento do solo, a erosão, a poluição e a perda da biodiversidade. Outro fenômeno ocorrido após o início da implantação da agricultura moderna foi a evasão humana.
19 curiosidades que você vai gostar
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
As práticas agrícolas modernas, embora aumentando a produtividade por área, reduzem a quantidade de proteínas dos alimentos e alienam os agricultores de subsistência e familiares a produzirem para o mercado, em detrimento da produção de alimentos para as populações rurais locais, implantando a fome e a miséria também ...
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
Também nas décadas de maior êxodo rural percebeu-se o grande crescimento de favelas. No campo, o êxodo rural teve algumas consequências negativas, como a diminuição da mão de obra, a criação de vazios demográficos (com pequenas cidades quase desaparecendo) e a substituição de trabalhadores por máquinas.
Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).
No primeiro caso, considera-se modernizada a produção agrícola que faz uso intensivo de equipamentos e técnicas, tais como máquinas e insumos modernos, que lhe permite maior rendimento no processo produtivo. Assim, modernização da agricultura seria sinônimo de mecanização e tecnificação da lavoura.
A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil.
A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Portanto, as atividades agrícolas provocam impactos sobre o ambiente, tais como desmatamentos e expansão da fronteira agrícola, queimadas em pastagens e florestas, poluição por dejetos animais e agrotóxicos, erosão e degradação de solos, desertificação e contaminação das águas.
A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
Muitas causas podem ser associadas a ele, como a modernização da produção agrícola, a concentração fundiária, a busca por melhores condições de vida e melhores empregos, entre outros fatores. Entre as suas consequências estão o esvaziamento das zonas rurais e o crescimento desordenado das cidades.
As cidades também sofreram transformações a partir da intensificação do êxodo rural. São consequências desse processo nas grandes cidades, EXCETO: A) A diminuta da oferta de serviços públicos para a população.
O êxodo rural começou pelo século XV, de uma forma mais vagarosa, com o início das grandes navegações e aumento do mercantilismo. O comércio foi um dos fatores que iniciou o deslocamento do campo para a cidade, e pelo século XVIII que se deu uma acentuada, a partir da 1° Revolução Industrial.
Impacto positivo para a produção, para a água e para o meio ambiente. Graças ao plantio direto, à correção de solo e à agricultura de precisão, conseguimos transformar os solos extremamente pobres da região em terras férteis, com altos índices de produção.
Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.
VantagensNão prejudica o meio ambiente;Preserva os recursos naturais;Produz alimentos saudáveis e com mais qualidade;Baixo impacto ambiental;Utiliza apenas adubos naturais;Utiliza energias renováveis.
Entre esses estão o aumento da produtividade e produção, aumento do tamanho da propriedade, intensificação do uso de tecnologias, redução e especialização da mão de obra, redução no preço das commodities pagos aos produtores rurais e, por fim, aumento da concentração de renda no campo.
Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo.
O desmatamento é a mais alarmante das características da agricultura intensiva brasileira visto que leva à degradação do solo e causa expansão a novas terras. ... Assim, a agricultura intensiva moderna é culpada por um 80% do desmatamento global. Resistência de pragas e ervas daninhas a produtos químicos.
Como se chama o distúrbio da fala?
O que é contra indicação relativa?
Porque a filha de Simone tem mancha no rosto?
Como avaliar força muscular da coluna?
Quantas vezes por dia posso fazer massagem facial?
O que usar em curativo com pontos?
O que significa só um traço no WhatsApp?
Qual a média de nota da redação do Enem?
Quando a valsa foi introduzida no Brasil?
Quantos imperadores teve o Império Romano?
Porque o testículo esquerdo é maior que o direito?
Qual a importância dos princípios gerais da administração?
O que a ansiedade pode causar na garganta?
Qual foi a importância das ferrovias na expansão da economia cafeeira?