A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.
Nota-se que a maior influência do fator água/cimento é na resistência que o concreto terá, pois quanto menor a quantidade de água, mais concentrado e forte será o concreto.
O que é relação água/cimento Depois que a mistura endurece, a quantidade de água que foi usada influencia a resistência e a durabilidade do material. Em outras palavras, o que Abrams descobriu foi que a relação água/cimento é inversamente proporcional à resistência do concreto.
Outro problema causado por misturas com água em demasia é o concreto com alto índice de vazios. Já a falta de água dificulta os processos de lançamento e adensamento, provocando falhas de concretagem.
De maneira prática, o desempenho do aditivo depende de fatores como: Cimento: tipo, marca, lote, local de fabricação, consumo (por m3); Adições: tipo e consumo (por m3) quando houver; Água: qualidade de acordo com a NBR 15900 (ABNT, 2009), consumo (por m3);
A porosidade é o fator mais influente sobre a resistência que é medida pela relação água cimento (a/c), quanto mais alta esta relação mais baixa será a resistência.
A norma técnica brasileira NBR 6118:2007, especifica que a relação água/cimento deve ser no máximo 0,65, o que equivale dizer que para um saco de cimento de 50kg, a máxima quantidade de água deve ser de 32 litros, levando-se em conta a melhor condição de agressividade na qual o concreto ficará exposto.
A hidratação do cimento se faz necessária no processo de enrijecimento do concreto. Com isso, para se hidratar o cimento é necessário cerca de 25% no fator água/cimento. Por exemplo: para 100 kg de cimento são adicionados 25 litros de água. Originando uma proporção de 0,25 de água/cimento.
Conheça, a seguir, alguns fatores determinantes para a consistência do concreto. O fator água e cimento interfere na consistência do concreto. Porém, essa é sempre definida em laboratório e em hipótese alguma deve ser acrescentada água para tornar o material mais fluido, uma vez que isso interfere diretamente em sua resistência.
Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7. Por exemplo, se uso 100kg de cimento e 50kg de água, tenho uma relação água/cimento de 0.5. Se o concreto estiver 0,3 ficará muito difícil de trabalhar, se estiver 0,8 ficará muito fraco.
Quanto mais baixo for esta relação maior será o favorecimento das propriedades citadas do concreto. A importância desta relação foi descoberta a quase um século atrás por Duff A. Abrams especialista de concreto nos EE. UU. esta descoberta foi realizada após inúmeros ensaios do concreto de diversas composições de mistura.
A precisão dos cálculos para determinar a quantidade ideal de água só é possível após o estudo de dosagem, que leva em consideração local e tipo de aplicação, requisitos de projeto, qualidade do cimento e agregados disponíveis, entre outros fatores. “Geralmente, o consumo varia de 1 litros para cada m³ de concreto”, afirma Valin.
Como voltar à versão anterior do Office?
Como transferir multa de trânsito der?
Qual é o significado do nome Giulia?
Como recuperar E-mails antigos?
Onde tirar os pontos da cesárea?
Como saber se o Android está com vírus?
Porque os contatos do meu celular sumiram?
Como recuperar a caixa de Spam?
Como é o nome Rafael em japonês?
Como recuperar o número da minha conta Banco do Brasil?
O que fazer para recuperar os filtros do Snap?
Como arrumar escapamento enferrujado?
Como recuperar fotos de celular formatado moto G?
Como deve ser feita a limpeza de um hospital?
Como se tornar um membro dos direitos humanos?
Qual médico da o laudo para PCD?