Em geral, a escolha do método a ser utilizado na definição das vazões máximas de projeto depende, principalmente, dos seguintes critérios:Disponibilidade de Dados;Área de Drenagem.
Obtenção e definição de Vazão Específica
Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.
Formula Cálculo Vazão
Vazão [m³/h] = Volume*1000 [L] / (Tempo[s]*1/3600), simplificando chegamos em: Vazão [m³/h] = 3,6*Volume[L]/Tempo[s]
O método I-Pai-Wu é um aperfeiçoamento do Método Racional e considera fatores intervenientes da bacia hidrográfica, como a forma da bacia, a distribuição da chuva e o armazenamento da bacia. A aplicação desse método é mais precisa, porque considera variáveis importantes no desenvolvimento de uma cheia.
Conhecer a precipitação é a forma de quantificar a entrada de água na bacia hidrográfica, enquanto o conhecimento das vazões máximas, médias e mínimas permite, entre outras aplicações, projetar obras hidráulicas e auxiliar nos processos de outorga do direito de uso da água.
23 curiosidades que você vai gostar
Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo.
Fatores que influenciam o hidrograma • Relevo (densidade de drenagem, declividade da bacia, capacidade de armazenamento e forma). Bacias íngremes e com boa drenagem têm hidrogramas íngremes com pouco escoamento de base. Bacias com grandes áreas de extravasamento tendem a regularizar o escoamento e reduzir o pico.
De acordo com SMEDEMA e RYCROFT (1983), o método racional foi originalmente desenvolvido para estimar vazões máximas de escoamento em pequenas bacias urbanas, cuja proporção de área impermeável é grande (para as quais C aproxima-se de um).
Normalmente, se expressa a vazão em m3/s ou L/s. É a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Como dados que caracterizam uma bacia é comum ter-se as vazões máximas, médias e mínimas, em intervalos de tempo tais como hora, dia, mês ou ano.
Chuva Efetiva é a parte da precipitação líquida que efetivamente participa do escoamento superficial. Da precipitação “bruta” (precipitação total) são descontadas as perdas (infiltração, evapotranspiração, evaporação) que levam à precipitação efetiva, ou Chuva Efetiva.
Excluindo equipamentos específicos, para medir a vazão em um circuito aberto, basta abrir uma torneira e medir o tempo que leva até encher um “balde” com volume conhecido ou posteriormente pesado.
Medimos a vazão volumétrica utilizando unidades como metros cúbicos por segundo e hora (m³ / s, m³ / h) ou litros por segundo e hora (l / s, l / h). Você pode calculá-lo usando a velocidade do fluxo e a seção transversal de um tubo ou o volume conhecido ao longo do tempo.
Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado.
V - Agora sim podemos calcular a vazão do rio pela fórmula (Q = 0,8 x A x V). Então, no nosso exemplo, a vazão é Q = 0,8 x 0,24m² x 2 m/s = 0,384 m³/s. Sabemos que 1,0 m³ = 1000 litros então, multiplicando o resultado por 1000 achamos a vazão em litros por segundo. No exemplo, Q = 384 litros/segundo.
"Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos."
O Hidrograma Unitário (HU) é um hidrograma de escoamento superficial direto, onde a área sob esta curva corresponde a um volume unitário de escoamento superficial direto, resultante de uma chuva efetiva com intensidade e duração unitárias.
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade.
Conceito de coeficiente de runoff ou de deflúvio
Ou seja, isso quantifica o grau de absorção de água pela superfície onde ocorre a precipitação, representando quantos % do volume precipitado será escoado efetivamente.
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
A chuva, o granizo e a neve são exemplos de precipitação. ... Com relação à conservação do solo, além das precipitações máximas com vistas ao dimensionamento de estruturas de contenção do escoamento superficial, a erosividade das chuvas tem grande importância, pois está diretamente relacionada com a erosão do solo.
A forma do hidrograma unitário depende da duração da chuva. Para determinar o HU em uma bacia hidrográfica, é necessário dispor de registros de vazão e precipitação simultâneos. Recomenda-se identificar eventos causados por chuvas que tenham uma duração entre 1/3 a 1/5 do tempo de concentração.
As principais variáveis hidrológicas consideradas no ciclo hidrológico são: E: evaporação (mm/d); q: umidade específica do ar em gramas de vapor d água por quilo de ar, ou g/kg; P: precipitação (mm);
O ciclo do escoamento pode ser descrito em três fases: na primeira fase o solo está seco e as reservas de água estão baixas; na fase seguinte, iniciada a precipitação, ocorrem interceptação, infiltração e escoamento superficial; na última fase o sistema volta a seu estado normal, após a precipitação.
Como tirar mancha de Liquibrilho da cerâmica?
Qual é o melhor inicial de Kalos?
Quais são os pássaros mais bonitos?
Qual a profissão mais bem paga do mundo?
Quais são os recursos especiais?
O que entende por fiabilidade?
Qual a função e a importância do desenho técnico?
Quais são as características de função injetora?
Como fazer uma prévia de rescisão?
Como são classificadas as argamassas segundo a sua finalidade?