Os principais benefícios à saúde obtidos com o consumo da batata são:Ajudar na perda de peso. ... Melhorar a disposição. ... Controlar a pressão arterial. ... Manter a saúde do intestino. ... Manter a saúde dos olhos. ... Ajudar a controlar a diabetes. ... Combater a insônia. ... Ajudar a prevenir o câncer.
Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo – todos elementos muito presentes na batata – fortalecem os ossos e impedem que eles fiquem quebradiços. São salutares para a terceira idade. O potássio presente na batata também equilibra a pressão arterial e combate a hipertensão.
Em grandes quantidades, a batata pode ser prejudicial, seja no ganho de peso, seja no excesso de alguns nutrientes. Por isso, pessoas com problemas renais ou cardíacos, em uso de algumas medicações específicas, devem ficar atentas à quantidade de potássio e fósforo que a batata-inglesa contém.
Cozidas: Para não perder os nutrientes do alimento durante o cozimento, é aconselhado que a batata seja cozida inteira, cobrindo-a por completo com a água. Pode ser usada para saladas ou para preparar um delicioso purê. Assadas: É uma das formas mais saudáveis de preparar o alimentos, desde que você utilize pouco óleo.
Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.
36 curiosidades que você vai gostar
“Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. A inglesa, por sua vez, tem alto índice glicêmico e, por isso, faz a glicose e a insulina dispararem no sangue.
A niacina serve para auxiliar a oxidação dos carboidratos, promover o funcionamento do sistema digestório, auxiliar na coordenação motora, evitar a pelagra, estimular o apetite e manter a pele saudável.
Por ter menos gordura, a batata assada é um dos preparos mais saudáveis para esse alimento. Segundo a nutricionista Simone Freire, o ideal é assar as batatas com casca - para conservar os nutrientes - e sem adição de óleo. Caso você fique com medo de as batatas grudaram na forma, usa uma quantidade de óleo mínima.
Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori. Comer só alimentos crus pode levar a um quadro de desnutrição, já que eles não têm tudo de que o corpo necessita.
Qual a pressão da rede de água?
Como ocorre a transmissão da sífilis?
Como remover pomada Hipoglós da pele?
Como tapar frestas entre o forro e a parede?
Como tirar a primeira letra maiúscula?
Como acontece o conflito de lei no tempo e no espaço?
Como os animais são traficados?
Como são secretadas as espículas das esponjas pelos Esclerocitos?
Quais bancos precisam de autorização para débito automático?
Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?
Como o Brasil trata os idosos?
Como são formadas as glândulas endócrinas e exócrinas?
Que são cordéis e como são vendidos?