Anticoncepcionais no SUS: quais estão disponíveis e como...
Os medicamentos devem ser retirados em um Centro de Saúde (posto), sendo necessárias duas vias da receita (a original e uma cópia), além da carteira de identidade. Caso outra pessoa vá retirar os medicamentos para você, será preciso apresentar a identidade dela também.
Mas afinal, quais são os tipos de métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS?
Conheça mais sobre os métodos contraceptivos distribuídos gratuitamente no SUS
Ministério da Saúde incorpora no SUS implante para prevenção da gravidez por mulheres entre 18 e 49 anos. O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o implante subdérmico de etonogestrel para a prevenção da gravidez não planejada por mulheres adultas em idade reprodutiva entre 18 e 49 anos.
A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde.
Remédios como os antidepressivos fluoxetina e clomipramina, o antiepilético clonazepam e o antipsicótico quetiapina, por exemplo, são entregues de graça nas Unidades Básicas de Saúde e em outros estabelecimentos designados pelas secretarias de saúde dos municípios.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, poderão ter acesso ao implante, seja nas instituições diretas ou conveniadas do SUS de todo o País: adolescentes com idade inferior a 17 anos com gestação anterior; dependentes químicas; moradoras de rua; mulheres que tiveram três ou mais partos prévios; portadoras de ...
São eles: anticoncepcional injetável mensal; anticoncepcional injetável trimestral; minipílula; pílula combinada; diafragma; pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte); Dispositivo Intrauterino (DIU); preservativo feminino e preservativo masculino.
Embora também atue inibindo a ovulação, a eficácia é menor que a pílula anticoncepcional combinada, por isso só costuma ser indicada durante o período de amamentação. Ela deve começar a ser tomada na sexta semana após o parto, para que não haja qualquer interferência na fase inicial de produção de leite.
Já a anticoncepção de emergência, ou “pílula do dia seguinte”, como é conhecida popularmente, não deve ser usada como método regular, somente em casos como: falha do preservativo, falha em relação ao uso de algum outro método, ocorrer relações sexuais sem uso de método anticoncepcional, e por vítimas de violência sexual.
Existem vários outros métodos anticoncepcionais aos quais as pessoas que podem engravidar têm direito ao acesso gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Veja na lista abaixo quais são e como funcionam. É importante saber que nenhum método contraceptivo tem 100% de eficiência, existindo sempre uma possibilidade de falha.
Pois é, muitas pessoas não sabem, mas o SUS tem uma lista de anticoncepcionais que podem ser adquiridos na farmácia a custo zero. Já imaginou a economia que você vai fazer?
Não precisa de internet para jogar?
Porque avião usa querosene e não gasolina?
O que aconteceu com Ronaldo na final da Copa de 1998?
Como saber se uma transformação linear e isomorfismo?
Como tomar chlorella de 500mg?
Quem tem uma união estável pode casar no civil?
Como saber o saldo do cartão Renda Cidadã?
Quais são os três tipos de rochas magmáticas?
Como tomar o Morosil e Cactinea?
Quando os portugueses começaram a povoar a Terra?
Quais são os elementos essenciais do cheque?
Como calcular o Treadwear do pneu?
Quando o comprador paga a corretagem?
É verdade que tudo que a mãe come vai para o leite?
Quanto tempo leva para curar uma pneumonia?
Qual o peso da mala para voo nacional LATAM?