Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.
Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás.
Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.
Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá.
Dandaluna, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá... como diz a canção interpretada por Maria Bethânia. São muitos os nomes atribuídos a este Orixá que, em África, deriva de Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes").
21 curiosidades que você vai gostar
Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
Eles são: Tranca Ruas das Almas, Exu Veludo, Exu Tira-Toco, Exu Porteira, Exu Limpa-Tudo, Exu Tranca-Gira e, por fim, Exu Tira-Teima.
Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.
Ela é a deusa do mar e protetora das mães e esposas. Representa a gestação e a procriação. Iemanjá está associAda á foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças. É invocada para trazer prosperidade e abundância.
A divindade é conhecida por diferentes nomes no Brasil: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, entre outros.
Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.
Características das filhas de Iemanjá
São alegres, leais, generosas, trabalhadores, fiéis e muito ativas. Elas gostam de se doar, seja para as pessoas ou para uma causa. É comum vê-las sempre envolvidas em trabalhos voluntários.
No meio das águas do mar , encontrou IEMANJÁ, e durante a viagem nasceu um filho: Ogunjá.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.
Conheça os OrixásEXU – Santo Antônio, São Bartolomeu. ... OGUN – São Sebastião (BA), São Jorge (RJ). ... OXOSSI – São Sebastião (RJ), São Jorge (BA). ... Ossain CAAPÓRA – Divindade protetora dos animais = OSSONHE (Ossãe)Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). ... Oxumaré – São Bartolomeu. ... Ewá
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
São eles:Exú – Mensageiro.Oxalá – Orixá da paz.Ogum – Orixá da guerra.Oxóssi – Orixá da caça e da fartura.Xangô – Orixá do fogo e do trovão.Omolú – Orixá das doenças e das curas.Logun Edé – Orixá da caça e da pesca.Oxumaré – Orixá da chuva e do arco-íris.
Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.
O Exu Sete (7) Chaves é um exu que trabalha, principalmente, com a abertura de caminhos e a proteção de seus filhos. Ele tem uma energia muito intensa, e isso faz com ele seja muito requisitado para afastar influência de espíritos negativos da vida de seus protegidos.
O Exu Tira Teima ou Tira-Teimas é um grande auxiliador quando falamos sobre a retirada de energias negativas e sobre desfazer coisas trabalhos realizados para te prejudicar. Ele é muito bom em detectar o que está errado, por isso essa grande facilidade em trabalhar na limpeza total de cada ser humano.
Iansã, também conhecida como Oyá, é o orixá feminino dos ventos e dos rios, responsável por controlar também as tempestades. A divindade tem o apelido dado por um dos maridos, Xangô.
Instáveis e imprevisíveis
Os filhos de Iansã podem acordar de bem com a vida, bem-dispostos e felizes e na hora do almoço já estarem bravos e impacientes sem razão aparente. Uma hora estão doces e amáveis, na seguinte estão agitados e inquietos.
São carismáticos e atraentes
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Como descobrir certificado falso?
Como plantar batata doce que está brotando?
Como se provoca um curto circuito?
Como saber se o alho está pronto para colher?
Como saber se o creme está vencido?
Qual a diferença de Saruê e gambá?
Como plantar abóbora no quintal pequeno?
Como saber se o contrato é falso?
Como é feito o plantio de café?
Como saber se motor geladeira queimou?
Onde fica o trigo no Minecraft?
Como fazer germinar a castanha do Pará?
Como limpar o carburador da roçadeira Vulcan?
Qual o pano ideal para limpar o carro?
Como acessar processo no trf-3?
O que é limpar dados do aplicativo?