A atenção às famílias e à comunidade é o objetivo central da visita domiciliar, sendo entendidas, família e comunidade, como entidades influenciadoras no processo de adoecer dos indivíduos, os quais são regidos pelas relações que estabelecem nos contextos em que estão inseridos.
A visita domiciliar visa prestar uma assistência educativa e assistencial no âmbito do domicílio. É através dela que fazemos um levantamento e avaliação das condições socioeconômicas em que vive o indivíduo e seus familiares, elaborando assim uma assistência específica a cada caso (KAWAMOTO; SANTOS; MATTOS, 2009, p.
A visita domiciliar permitiu um olhar in locus da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.
A visita domiciliar tem uma grande importância na área da saúde visto que, através dela, podemos avaliar as condições ambientais e físicas em que vive o indivíduo e sua família, prestar assistência, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento e aplicar medidas de controle, nas doenças transmissíveis ou ...
A visita domiciliar oferece a oportunidade para o enfermeiro entrar em contato com o modo de vida do usuário, conhecer o ambiente e as relações intrafamiliares, abordar questões que vão além da doença física e que contemplem também os problemas sociais e emocionais, proporcionando orientações mais voltadas para as ...
35 curiosidades que você vai gostar
A VD é uma ferramenta de trabalho da ESF de fundamental importância, a qual propicia o acesso da equipe de saúde multiprofissional, ao espaço familiar, favorecendo o conhecimento das condições de vida das pessoas, o seu meio ambiente, seus hábitos, costumes, higiene, crenças, cultura e condições socioeconômicas (COUTO, ...
Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);
Menos riscos de infecções
Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.
Esse profissional, por sua postura diferenciada de escuta, pode, dentro da equipe, ajudar na ampliação acerca da percepção de um problema específico suscitado pela família; fazer o papel de intermediação entre a equipe e a família; e incentivar a reflexão técnica intermembros da equipe.
As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.
A visita domiciliar (VD) constitui uma importante ação integrante do Programa Saúde da Família (PSF), que tem como objetivo oferecer condutas de promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da coletividade, em seu espaço domiciliar.
O ACS deve acompanhar todas as famílias e pessoas do seu território através da visita domiciliar onde irá desenvol- ver ações de educação em saúde, porém sua atuação não está restrita ao domicílio, e deve ocorrer também nos diversos espaços comunitários.
O atendimento realizado na atenção básica é composto por várias atividades feitas pela equipe no domicílio, como cadastramento; busca ativa; ações de vigilância e de educação em saúde, desenvolvimento de diversas atividades de cuidados ao paciente, como a consulta de enfermagem; hábitos de vida; aferição de pressão ...
Devem incluir avaliação física e observação da mãe e da criança, cuidados com o recém-nascido (medicina), checagem de vacinação e a avaliação do aleitamento materno (2), empoderamento da família para os cuidados com o bebê e promoção de bem-estar fisiológico e emocional da família, além do eficiente reconhecimento de ...
ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.
A execução da Visita Domiciliar
Na chegada ao domicílio, o profissional deve identificar-se (nome e função) e expressar de maneira informal, mas com clareza, os objetivos da visita. Ser cordial no relacionamento, evitando os extremos da formalidade e da intimidade no contato com os usuários.
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
A visita domiciliar é atribuição privativa do assistente social.
A realização de cuidados paliativos em ambiente domiciliar favorece a aplicação dos princípios de cuidados paliativos, contribui para a redução da ansiedade do paciente e de seus familiares, possibilita o empoderamento da família no cuidado, além de colaborar para a redução da demanda por atendimentos hospitalares e ...
Benefícios da Assistência Domiciliar à SaúdeHumanização do atendimento;Maior rapidez na recuperação do paciente;Diminuição no risco de infecção hospitalar;Otimização de leitos hospitalares para pacientes que deles necessitem;Redução do custo/dia da internação;
A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional.
Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência 9. Ministério da Saúde.
A atuação do cirurgião-dentista na ESF deve se basear nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando cada indivíduo como um todo, dentro de uma comunidade, estabelecendo um vínculo e desenvolvendo ações de promoção de saúde, em conjunto com uma equipe multiprofissional.
A visita domiciliar é um instrumento im- portante para o enfermeiro, uma vez que se trata da intervenção que nos possibilita apro- ximação com os determinantes do processo saúde doença no âmbito familiar. Na esfera da Estratégia Saúde da Família é dever de todos os profissionais pertencentes ao programa.
Resumo: A Visita de Enfermagem é uma oportunidade de promoção da relação empática e de ajuda, que possibilita a observação dos pacientes, o planejamento de cuidados e a melhoria da assistência de enfermagem.
O que é baobá e qual sua origem?
Qual é a data do aniversário do suga?
Quanto ganha um motorista da Samu em Sergipe?
Como era a alimentação dos sambaquis?
Como deve ser o sobrenome do filho?
Quem recebe Bolsa Família vai receber o auxílio emergencial em 2021?
Qual é o símbolo da psicologia?
Quanto tempo demora para fazer efeito o Minilax?
Qual a velocidade máxima do homem?
Qual a diferença entre o curso Normal superior e Pedagogia?
Em que os fungos se assemelham aos animais?
Quais frutas posso comer em jejum?