tubos de ensaio com salina esterilizada; swabs; Fita adesiva – Scotch 3M. No dia da coleta, o paciente pode e deve fazer a higiene corporal normal.
1. Exame micológico direto → simples e barato → materiais clínicos: escamas, pelos, unhas, secreção, pus, crostas, grãos, espécime de biópsia, líquor, urina.
Como é feito o exame Micológico Direto (1ª Amostra)?
Esse exame é feito retirando-se pequenos fragmentos ou secreções do local afetado, como descamações da pele, pelos ou pedaços de unhas. Como as micoses se manifestam em partes superficiais, geralmente a retirada dos fragmentos é indolor.
O exame é rápido, indolor e muito simples. Consiste na raspagem de parte da região afetada para análise. A partir do resultado é que o médico conclui o diagnóstico e define o tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos, de acordo com a gravidade da lesão.
A amostra deve ser submetida ao exame microscópico direto e cultura em meios para isolamento e identificação acurada do agente etiológico. Por isso, a assepsia na coleta e o volume da amostra são fatores básicos para o sucesso do diagnóstico da infecção.
20 curiosidades que você vai gostar
facilitar a coleta o swab pode ser umedecido em salina ou água destilada estéril; • Após a coleta, anotar na etiqueta o horário da coleta. Enviar o swab imediatamente ao laboratório!!!
Essa ficha deve conter, no mínimo, as seguintes informações: identificação, origem, residência, tempo de evolução da doença, localização e aspectos clínicos da lesão, possível contato com animais, uso de drogas antifúngicas nos últimos 30 dias e suspeita clinica, quando informado pelo médico.
Biópsia. Há vários tipos de biópsia cutânea: Punção. Raspagem.
Depois de aplicar uma substância emoliente (pode ser óleo ou sabonete), faz-se a raspagem, retirando os pelos e as células mortas superficiais, que deixam o aspecto grosso e, muitas vezes, dificultam a penetração de ativos dos cosméticos.