As fibras nervosas do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas, denominada bainha de mielina, que, de forma semelhante ao isolante de um cabo elétrico, permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão34.
O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade.
A bainha de mielina é uma estrutura formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e colesterol, que recobre os axônios, atuando principalmente como isolante elétrico, facilitando a rápida comunicação entre os neurônios. É formada por células especializadas chamadas células da glia.
Outras células do tecido nervoso
Essas células se enrolam dezenas de vezes em torno do axônio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina. A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.
A camada de mielina é uma bainha rica em lipídeos que reveste os axônios neuronais tanto no sistema nervoso central como no periférico. É um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos nervosos, ou seja, das mensagens enviadas ao cérebro e suas respostas.
18 curiosidades que você vai gostar
Cada neurônio possui apenas um axônio, o qual é, geralmente, mais longo que os dendritos. Envolvendo o axônio, está um isolamento elétrico chamado de bainha de mielina. Essa bainha é formada por dois tipos celulares: oligodendrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico.
O tratamento envolve o uso de drogas modificadoras da doença, como imunossupressores e imunomoduladores. Pessoas com baixos níveis de vitamina D desenvolvem mais facilmente a EM ou outras condições desmielinizantes. Altos níveis de vitamina D podem reduzir as respostas imunes inflamatórias.
Existem quatro tipos de macroglias mais conhecidos: astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann.
A bainha de mielina envolve as fibras que são a parte longa em forma de fio de uma célula nervosa. A bainha protege essas fibras, conhecidas como axônios, muito parecido com o isolamento em torno de um fio elétrico. Quando a bainha de mielina é saudável, os sinais nervosos são enviados e recebidos rapidamente.
Como fazer um texto de reflexão?
Quais são as empresa multinacional?
O que caracteriza a obra de Clarice Lispector?
Quem pode ser conciliador extrajudicial?
O que é bom para aumentar o ferro?
Por que pôs graduação tem hífen?
Qual cor deixa o homem mais atraente?
Qual o salário do júnior na Globo?
Quem são os filhos de Deus de acordo com a Bíblia?
Quantos porcentos Bills usou contra Goku?
Qual o prazo de validade de uma procuração de plenos poderes?