Ouça em voz altaPausarRevolta realizada no Grão-Pará entre 18 Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
Ouça em voz altaPausarA situação da Província do Grão-Pará era, portanto, favorável ao surgimento de movimentos que expressavam a luta de uma maioria de índios, mestiços e escravos, contra uma minoria branca formada, principalmente, por comerciantes portugueses.
Ouça em voz altaPausarDesde a Guerra da Independência, quando mercenários comandados pelo Lord Almirante Grenfell destituíram a Junta que governava a província, o povo exigia a formação de um governo popular chefiado pelo cônego João Batista Gonçalves Campos.
Ouça em voz altaPausarNa madrugada de 7 de janeiro de 1835, liderados por Antônio Vinagre, os rebeldes (índios tapuios, cabanos e negros) tomaram de assalto o quartel e o palácio do governo de Belém, nomeando Félix Antonio Clemente Malcher presidente do Grão-Pará.
Ouça em voz altaPausarExistiu de 18. Os portugueses inicialmente chamaram o território de "Terra de Feliz Lusitânia", logo substituído por Grão-Pará, para finalmente, se tornar apenas Pará no ano de 1889. ... Em 1821, a capitania do Rio Negro foi elevada a província, como todas as outras capitanias.
Quem tem hipotireoidismo pode consumir inhame?
O que é administração escolar e como ela deve acontecer?
Para que serve dobutamina na UTI?
Quais são as principais características do biodiesel?
Como selecionar vários E-mails no Gmail para apagar?
Quem está com triglicérides alto pode comer mamão?
O que é forecast na logística?
Quanto tempo dura um doutorado?
Quais são os sete anjos de Deus?
Quando o litisconsórcio será necessário?
Qual cor de tinta para ficar ruiva?
Como saber se o anticoncepcional Injetavel está fazendo efeito?
Pode se dar berinjela para cachorro?
Quais são as tutelas dos direitos coletivos?