Principais revoltas regenciais
Estendeu-se de 18 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831. Foi encerrado em 1840 com o que ficou conhecido como Golpe da Maioridade, que garantiu a coroação de D. Pedro II como imperador do Brasil.
Período Regencial foi o momento da História do Brasil entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Teve início depois que Dom Pedro I abdicou ao trono (1831) e se entendeu até o denominado Golpe da Maioridade, quando D. Pedro II passou a governar o império.
O Período Regencial teve início após D. Pedro I abdicar do trono brasileiro em 1831. Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco anos, foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes.
A Declaração da Maioridade, ou o Golpe da Maioridade, aconteceu no dia 23 de julho de 1840 pondo fim ao período regencial brasileiro. O Senado pressionado pelo povo e pelos liberais declarou a maioridade de D. Pedro II antes que este completasse 14 anos.
Em meio às reuniões e debates que aconteceriam para a organização da ordem regencial, temos o aparecimento de três grupos políticos mais importantes: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.
Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una de Feijó e a Una de Araújo Lima .
Curiosamente, o nome deste movimento é um termo pejorativo e se refere às habitações típicas da província, construídas como "cabanas" ou "palafitas". Dentre as principais causas da revolta podemos apontar: As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará;
Nos anos de 1835-1840, o Império do Brasil vivia o período regencial. Dom Pedro I havia abdicado em favor do seu filho que tinha apenas cinco anos. Por isso, foi instituída a regência para governar o país.
Logo foram derrotados, em meados de 1840, pelas tropas do governo. O líder Cosme foi enforcado em 1842 enquanto a anistia aos revoltosos esteve condicionada à reescravização dos negros rebeldes. A Revolta do Malês foi organizada por muçulmanos de origem Iorubá – nagôs – que viviam na Bahia.
Onde fica a Calçada da Fama no Brasil?
Como correr mais rápido e cansar menos?
Pode substituir batata por arroz?
Como emitir a segunda parcela do parcelamento do Simples Nacional?
Quantos metros tem uma caixa de cerâmica de 40x40?
Como são formadas as cores primárias?
Como fazer uma mensagem de agradecimento?
Quem são os 3 homens mais ricos do mundo?
O que acontece se tomar óleo diesel?
Como saber se a pessoa pegou raiva?
Vai ter Auxílio Emergencial em dezembro de 2021?
Qual a ação mais barata da bolsa hoje?