“A imunidade baixa pode ser diagnosticada na criança desde o nascimento com o teste do pezinho para imunodeficiência primária. Atualmente, este teste é feito de forma particular, sendo necessária a solicitação de um médico para sua realização”, informa a alergista e imunologista Ana Carolina da Matta.
11 alimentos para fortalecer a imunidade das crianças nesse inverno
A criança começa a desenvolver sua imunidade antes mesmo de nascer. Durante o período de gestação, acaba adquirindo imunidade a determinadas doenças e desenvolvendo alguns anticorpos. Porém o processo para desenvolver total imunidade pode levar de cinco a sete anos.
Os recém-nascidos e lactentes jovens apresentam seu sistema imunológico imaturo, o que os torna mais suscetíveis aos agentes infecciosos presentes nesse período. Sabe-se que os neonatos são mais vulneráveis às infecções que as crianças e os adultos.
Banana, morango, maçã, laranja e mamão são ótimos alimentos para aumentar a imunidade infantil e promover um desenvolvimento saudável. A laranja e o morango, por exemplo, apresentam ótimos níveis de vitamina A, B e C. Com criatividade e incentivo, o suco dessas frutas pode substituir o refrigerante.
Vitamina D, ferro e zinco são fundamentais para a imunidade das crianças. “Os nutrientes que mais influenciam a imunidade das crianças são a vitamina D, o ferro e o zinco”, afirma a pediatra Flávia Bello.
O desenvolvimento do sistema imunológico na criança inclui o amadurecimento da resposta imune inata, a indução da resposta antígeno-específica e memória imunológica para patógenos, em paralelo ao desenvolvimento e à manutenção de tolerância aos antígenos próprios, à microbiota saprófita e aos antígenos alimentares.
Uma forma de saber se a imunidade está baixa é observar a presença de alguns sintomas que podem indicar que as defesas do organismo estão fracas, tais como: infecções frequentes (amigdalite, otite, estomatite, herpes, sinusite, gripe, infecção urinária), doenças de pele, candidíase de repetição, HPV, demora para ficar curado de ...
Apesar de serem sinais de alerta, muitas vezes esses sintomas são decorrentes da falta de vitaminas ou de outros tipos de doenças. De acordo com Carolina Aranda, médica imunologista, infecções frequentes e reumatismo são alguns dos sintomas mais frequentes em pacientes que apresentam baixa imunidade. Outros possíveis sintomas são:
O diagnóstico da imunidade baixa pode ser feito pelo clínico geral, médico de família ou imunologista.
Além de alguns sintomas bastante frequentes que costumam surgir quando a nossa imunidade está fragilizada como fadiga e resfriados recorrentes, também é possível descobrir uma baixa no sistema imune por meio de exames de sangue. Veja a seguir qual exame fazer e como contribuir para que a sua imunidade não diminua!
Como saber se alternador não está carregando?
Como saber se meu auxílio Merenda foi aprovado?
Quanto tempo leva pro sal amargo fazer efeito?
Como fazer seu cachorro confia em você?
Como saber se o site foi bloqueado?
Quanto de dipirona pode dar para cachorro?
O que é porta Gigabit roteador?
O que acontece se o retentor de válvula está ruim?
Como saber o nível do Pacote Office?
Como identificar os nós de um circuito?
Como saber se o farol tem câmera?