Oswald de Andrade: Memórias sentimentais de João Miramar e Pau-brasil. Mário de Andrade: Pauliceia desvairada e Macunaíma. Manuel Bandeira: Libertinagem. Carlos Drummond de Andrade: Alguma poesia e A rosa do povo.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
Movimento Brasileiro: contribuição ao estudo do modernismo. O projeto de inovação da literatura no Brasil se deu por meio da ruptura com os rígidos padrões parnasianos, com o objetivo de criar uma literatura genuinamente nacional e atual que correspondesse às exigências de seu tempo.
24 curiosidades que você vai gostar
Confira a lista de obras que marcaram o movimento modernistas no BrasilMorro da favela.Retrato de Rui Ribeiro Couto. ... O japonês. ... O lavrador de café ... Mestiço. ... Bananal. ... Samba. ... O homem amarelo. A obra é uma das mais famosas da artista brasileira Anita Malfatti e foi realizada entre os anos de 1915 e 1916. ...
Modernismo no Brasil:Primeira geração: 1922-1930.Segunda geração: 1930-1945.Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
A primeira fase modernista ficou conhecida como fase heroica ou fase de destruição (1922 a 1930), no qual os artistas desejavam a ruptura com o tradicionalismo e com o passado, trazendo o que há mais de moderno e diferente. ... Eles foram os grandes percussores da Semana da Arte Moderna.
Assim, entre as principais características da fase figuram o nacionalismo crítico, a busca pelo resgate das raízes culturais brasileiras, as críticas à realidade social e política no país, e o caráter anárquico. Além disso, o modernismo se destacou pela inovação estética, inclusive na linguagem usada.
Como montar o controle de alarme Taramps?
Qual glândula produz o hormônio do crescimento?
O que é a sustentabilidade ecológica?
Quais desafios para prevenir a violência de gênero?
Qual a melhor forma de enterrar um cachorro?
Quem deve garantir a saúde para todos?
Porque o nome da praia da Macumba?
Onde descartar lixo hospitalar residencial?
O que foi o movimento pela reforma sanitária?
Como aconteceu o imperialismo japonês?
Quando não se deve fazer alongamentos?
Como cuidar do bigode Handlebar?
Como se dirigir a uma nutricionista?
Quais legumes devem ser branqueados?