A conquista, a colonização e a administração da América pelos espanhóis permitiram a formação de uma sociedade classificada em superiores e inferiores; de senhores e dominados em que a divisão em classes coincidia com a diferenciação étnica.
O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram.
Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.
Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente. Alguns europeus formaram grandes fazendas e vendiam sua produção para a Europa.
Os colonizadores impuseram aos africanos um modelo de economia e de sociedade típico dos povos europeus. ... Os colonizadores destruíram essas economias e no seu lugar implantaram uma economia comercial, seja agrícola ou mineral, voltada para o mercado externo, isto é, para atender às necessidades dos países desenvolvidos.
Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.
Com a imigração e colonização europeias no Brasil meridional, houve um impacto na ecologia humana de grupos indígenas, principalmente pelo contágio de certas doenças infecciosas, como o caso de gripe, sarampo, catapora, bem como de doenças graves, tais como pneumonia e varíola.
O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
A principal causa dos países europeus para colonizar a América foi obter benefícios econômicos. A princípio, os espanhóis estavam procurando um passo para as Índias Orientais para melhorar o comércio e, posteriormente, as matérias-primas se tornaram uma fonte de riqueza para os colonizadores. Antecedentes
Colonização Europeia na América: (UERJ) Na realidade, nem toda a colonização se desenrola dentro das travas do Sistema Colonial. Os sistemas nunca se apresentam, historicamente, em estado puro. (…)
8. (Unicamp) “Na América do Sul, o que impressiona é a diferença essencial que existe entre a colonização espanhola e a portuguesa. Desde o início, a Coroa de Castela encoraja a imigração de mulheres que, com suas criadas, contribuem para a expansão da civilização espanhola na América.
Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima. Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraídos das minas americanas.
Quais são os princípios ambientais determinados na Rio 92?
O que é gestão da qualidade em serviços?
Qual a importância do professor de arte para os alunos na escola?
O que é produzido na fermentação alcoólica?
O que tomar para secar e definir rápido?
São características das teorias críticas?
Quanto tempo demora uma cerimônia de casamento na Igreja?
Qual melhor lugar para colocar lírio-da-paz?
Qual a importância de estudar os riscos existentes no ambiente laboral?
Quais são os antibióticos Injetaveis?
Quais são os tipos de linguagem figurada?
O que são as três dimensões do Serviço Social?
O que acontece se tosar um Samoieda?