O Condado Portucalense reemergiu, em 1096 pela mão de Henrique de Borgonha como oferta do rei Afonso VI de Leão pelo auxílio na Reconquista de terras aos mouros, a quem deveria prestar vassalagem, tendo também recebido a mão de sua filha, a infanta D. Teresa de Leão.
Afonso Henriques, filho de D. Henrique, o Condado Portucalense estaria na origem do reino independente de Portugal. Iniciada a Reconquista, vários reinos se formaram na retaguarda do avanço cristão: Astúrias, Oviedo, Leão, Castela e Aragão.
Condado Portucalense foi um feudo que Henrique de Borgonha após ter vencido várias batakhas contra os árabes, ganhou do Rei de Leão e Castela um feudo chamado Condado portucalense.
A “Reconquista da Península Ibérica” ou “Retomada Cristã” foi um movimento ibérico cristão de cunho militar e religioso, que opôs cristão e os muçulmanos numa guerra secular pela recuperação dos territórios perdidos para os conquistadores árabes na Península Ibérica, durante o século VIII, quando os muçulmanos ...
Portanto, os fatores que contribuíram para fortalecer o condado Portucalense, além da vitória contra os mouros na Guerra da Reconquista, foram a centralização política, o apoio da burguesia e o aporte financeiro que a mesma pode proporcionar aos Reis de Portugal.
Henrique tinha poucas possibilidades de alcançar fortuna e títulos por herança, tendo por isso aderido à Reconquista da Península Ibérica. Ajudou o rei Afonso VI de Leão a conquistar o Reino da Galiza, recebendo como recompensa pelos seus serviços casamento com a filha ilegítima do monarca, Teresa de Leão.
Portanto, os fatores que contribuíram para fortalecer o condado Portucalense, além da vitória contra os mouros na Guerra da Reconquista, foram a centralização política, o apoio da burguesia e o aporte financeiro que a mesma pode proporcionar aos Reis de Portugal.
Estas terras constituiriam, mais tarde, o reino de Aragão, no Nordeste de Espanha, entre a Catalunha, a leste; Navarra, a oeste; Castela, a oeste e a sul, tal como Valência e regiões árabes; a norte, separada pelos Pirenéus, a França.
Afonso Henriques Afonso Henriques assina com o primo Afonso VII de Leão e Castela o Tratado de Zamora que reconhece a soberania portuguesa. A independência de Portugal foi outorgada definitivamente pelo Papa Alexandre III a com a Bula pontifícia Manifestis Probatum.
A povoação que deu origem ao nome do condado, localizava-se junto à foz do rio Douro e tinha o nome de Portus Cale. O rei visigodo Leovigildo e seus sucessores cunharam moeda com a legenda Portucale.
Assim se foram alargando os territórios que formariam o Condado Portucalense, progressivamente individualizados em relação a Leão, Castela e Galiza. Com Afonso VI, rei de Leão entre 10, desenvolveram-se acontecimentos que se revelariam determinantes para a formação do Reino de Portugal.
Na segunda metade do século XI, reconstituiu-se ao sul o condado de Coimbra, que incluía ainda as terras de Lamego, Viseu e Feira, sendo entregue ao conde ou alvazil Sesnando Davides, que conquistara definitivamente a cidade em 1064. Este condado viria mais tarde a ser incorporado no Portucalense.
Como recuperar músculo dolorido?
Qual melhor tecido poliéster ou poliamida?
Qual a pena para quem mente para a justiça?
O que acontece com uma pessoa que leva um choque?
Quais são os elementos e os principais efeitos de uma sentença?
Quais são as espécies de ação penal?
Como saber se uma pessoa está carregada?
O que é um paciente Taquipneico?
O que é materialidade na sustentabilidade?
Como desvincular a galeria do Google Fotos?
Como o losartana age no organismo?
O que colocar na conclusão de um TCC?
Quando uma pessoa morre e não tem herdeiros para quem fica os bens?
Quanto vale 1 Bitcoin em 2017?
O que deve ser arguido em sede de preliminar de contestação incompetência absoluta ou relativa?