O rio Tocantins é um curso de água que nasce na serra Dourada, no estado de Goiás, passando logo após pelos estados de Tocantins, Maranhão e Pará, até a sua foz no golfão Marajoara, logo após o furo de Santa Maria.
Notas: O Rio Tocantins, que atravessa os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão, tem uma área de 803.200 quilômetros quadrados, sua extensão de 2.416 quilômetros. O Rio nasce no Estado de Goiás, sobretudo, na divisa entre os municípios de Ouro verde de Goiás e Petrolina de Goiás.
O principal rio que banha o município de Palmas é o Rio Tocantins. O trecho deste rio que banha o município faz parte do lago formado pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, que fica localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, no município vizinho de Lajeado.
O potencial energético instalado no rio Tocantins é superior a 10 500 MW, através de suas três usinas hidrelétricas: Usina Hidrelétrica de Cana Brava no município de Minaçu, Goiás, com potência instalada de 456 MW.
Já o rio Tocantins nasce no estado de Goiás – ao norte de Brasília. O curso inferior do rio Tocantins se inicia no Escudo Brasileiro e deságua no Delta do Amazonas, que está localizado na baía de Marajó.
33 curiosidades que você vai gostar
Principais Rios do Tocantins
Os principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O Rio Tocantins, com 1.900 quilômetros de extensão, nasce no estado de Goiás, sendo que seu principal afluente é o Rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
A rede de distribuição de energia no Estado alcança 42.357 quilômetros. Em operação, atualmente são 11 pequenas centrais e 3 usinas hidrelétricas, com potência de 1.420,90 MW. As principais usinas são as de Lajeado, Peixe Angical e Isamu Ikeda. O Estado exporta 1.284,90 MW.
No rio Tocantins estão instaladas importantes usinas hidrelétricas, sendo eles, de montante a jusante: Serra da Mesa, Cana Brava, São Salvador, Peixe Angical, Lajeado, Estreito e Tucuruí. O potencial de geração de energia elétrica no rio é de, aproximadamente, 11.500 MW, que corresponde ao terceiro maior do Brasil.
A usina hidrelétrica Itaipu Binacional está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai.
No dia 20 de maio, há 32 anos, era inaugurada a capital do Tocantins. A mais jovem das capitais do Brasil, Palmas foi construída de forma planejada em um local privilegiado, no coração do país, em meio a exuberância do Cerrado.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Por que Palmas é tão quente? Diversos fatores explicam o eterno verão de Palmas, entre eles a sua localização geográfica, o clima tropical de savana (que possui tipicamente uma estação seca bem pronunciada) e a urbanização.
O rio Tocantins é um curso de água que nasce no Distrito Federal na Estação Ecológica de Águas Emendadas, passando logo após pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, até a sua foz no golfo Amazônico - próximo a Belém, onde se localiza a ilha de Marajó.
2º Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW).
A sua mais notória característica é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná.
Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Localizada no Rio Tocantins, entre os municípios tocantinenses de Miracema do Tocantins e Lajeado, a UHE Luís Eduardo Magalhães ou Lajeado possui potência instalada de 902 MW. A obra de construção teve início em 1998 e foi concluída em 2002.
Três das usinas no país estão entre as dez maiores do planeta – Itaipu Binacional (14.000 MW, divididos entre Brasil e Paraguai), Belo Monte (11.233 MW) e Tucuruí (8.370 MW). Em 2020, a energia gerada no Brasil a partir de fonte hidráulica foi de 415.483 gigawatts-hora (GWh).
O rio Tocantins é importante, ainda, para o abastecimento da população local, para a pesca (comercial ou de subsistência) e para a economia regional, visto que tem grande potencial navegável e é fonte de água para lavouras agrícolas e outras atividades econômicas.
Geografia do Brasil
Os seus rios principais são os rios Tocantins e Araguaia, cujas águas são aproveitadas para a geração de energia elétrica, navegação, abastecimento da população e também para o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agropecuária.
Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites Goiás a sul, Mato Grosso a oeste e sudoeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste.
Qual o estado mais pobre da Índia?
Como são classificados os tratados quanto ao número de partes explique?
O que eu posso saber no jogo de búzios?
Quantos sentidos tem um Cavaleiro?
Por que damos aleluias a Deus?
Quanto tempo de formação na ESA?
O que provoca o aumento da bilirrubina?
Qual a velocidade de um avião de passageiros?
Como travar uma coluna no Word?
Qual a melhor atividade aerobica para perder peso?
Quais os cuidados de enfermagem na urgência e emergência?
Quais são os 3 Principais riscos em Instalações e Serviços com eletricidade?
Quanto maior for a energia de ativação mais rápida será a reação?