Uma das principais vantagens do Payback está na simplicidade para efetuar o seu cálculo e analisar o resultado. Se comprar esse indicador com a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido entre outros, perceberá que para analisar esses elementos é necessário um vasto conhecimento de finanças e contabilidade.
Vale ressaltar que o método Payback simples apresenta alguns problemas:não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo;não leva em conta a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de recuperação do investimento.não considera os fluxos de caixa após o período de recuperação.
Uma vantagem de usar o payback é a facilidade com que essa estratégia pode ser aplicada, já que ela possui uma fórmula bem simples. Além disso, ela serve também como um indicador da liquidez do negócio e do grau de riscos envolvidos.
O payback é uma análise de investimento alternativa ao método do VPL (Valor Presente Líquido), sendo que a sua principal vantagem em relação a ele é levar em consideração o prazo de retorno do investimento, tornando-se mais indicado para o uso em ambientes com riscos elevados.
Esse método é indicado como análise inicial de um investimento, pois o payback apresenta algumas desvantagens claras, tais como:não considera o valor do dinheiro no tempo;não considera os fluxos de caixa após o payback;não leva em conta o custo de capital da empresa.
29 curiosidades que você vai gostar
Desvantagens do payback simples:Não considera o valor do dinheiro no tempo;Não considera os fluxos de caixa após o período de payback;Não leva em conta o custo de capital da empresa.
Não se apavore se nos primeiros meses o saldo do seu fluxo de caixa ficar negativo — isso é normal. Com os resultados positivos dos meses seguintes, o saldo se torna positivo, e quando isso ocorrer significa que o tempo que o cálculo do payback mostrou foi alcançado.
Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado. Em se tratando da compra de um equipamento, por exemplo, o cálculo pode ser mais limitado. Considere que uma máquina que fabrica certas peças custa R$ 3.000.000,00. Ela permite a redução de custo em 15% em cada peça.
O que é payback
Payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento. O próprio termo significa “retorno” em inglês, e ele é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.
Horizonte: O ideal é que o fluxo de caixa contemple um horizonte correspondente ao ciclo operacional da empresa. Geralmente este ciclo compreende o período de um ano, mas atividades de ciclo mais longo exigirão um horizonte maior.
Cálculo do payback
A lógica do payback é simples: quanto maior for o tempo de recuperação do investimento feito, maior é o risco e a possibilidade de prejuízo envolvida. Logo, por outro lado, quanto menor for o payback, menor é o risco e maior é a atratividade do investimento.
No período de payback descontado, a forma de implementação é similar: a diferença é que não serão utilizados valores nominais dos fluxos, como no payback simples, mas serão utilizados os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros. Ou seja, cada fluxo é descontado por uma taxa de juros.
Restrições do método de payback. Duas importantes restrições são normalmente imputadas ao método de payback: a) não leva em conta as magnitudes dos fluxos de caixa e sua distribuição nos períodos que antecedem ao período de payback; b) não leva em consideração os fluxos de caixa que ocorrem após o período de payback.
Talvez a principal vantagem do Payback seja a de que ele pode ser considerado como uma ferramenta de triagem na avaliação de projetos. É através dessa primeira análise – mesmo que simplificada - do período de recuperação do investimento que gerentes podem testar se o mesmo realmente vale a pena.
Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de retorno com o tempo do investimento que representa um valor nulo de VPL. Se for maior que a TMA, o projeto é visto como viável. Payback Time: tempo no qual o investimento inicial é recuperado, ou seja, tempo a partir do qual o projeto começa a gerar lucro.
O cálculo do payback está diretamente ligado ao fluxo de caixa — que, por sua vez, deve ser planejado conforme a realidade da empresa para que não haja enganos. Supondo que você possua o seu fluxo de caixa projetado, como na situação abaixo, vamos ao cálculo do payback.
Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
Diferente do Payback (cujo cálculo é realizado apenas quando o investimento inicial retorna), o ROI é um índice que aponta o retorno sobre qualquer investimento – seja em uma campanha de marketing, em um evento ou na ampliação da estrutura física de uma empresa.
Limitações e desvantagens do VPL
A principal desvantagem do VPL é que o empreendedor deve fazer previsões extremamente precisas dos valores de investimento e retorno para obter um resultado preciso com o cálculo. Sendo assim, nem todo empreendimento pode ser estudado com o auxílio do VPL.
O VPL fica em desvantagem quanto à necessidade de trabalhar com o custo de capital da empresa, assim o custo de capital, sendo baixo os investimentos, também serão baixos. Enquanto que, ao assumir um custo de capital alto, poderá levar o investidor a deixar passar alguns bons outros investimentos.
Vantagens do VPLConsiderar o efeito do tempo sobre o valor do dinheiro.Inserir o custo de capital da empresa nos cálculos.Considera os efeitos de uma possível reinversão do custo desse capital.Ser aplicável a fluxos de caixa convencionais e não convencionais.
Payback descontado é um indicador utilizado para avaliar o tempo de retorno, bem como os riscos e a viabilidade de um investimento. Difere-se do payback simples por descontar o custo de capital nos fluxos de caixa, ou seja, os valores das entradas e saídas são baseados no tempo presente.
O payback descontado, embora seja uma fórmula relativamente simples de se compreender, leva em conta o peso do fluxo de caixa no ROI, o Retorno sobre o Investimento. O fluxo de caixa, como você deve saber, é a diferença entre todas as receitas e despesas de um negócio e, via de regra, é calculado diariamente.
Pontos Fracos:Não considera o valor do dinheiro no tempo;Não considera os fluxos de caixa após a recuperação do capital;Não pode ser aplicado quando o fluxo de caixa não é convencional. Um fluxo de caixa não convencional é aquele em que existe mais de uma mudança de sinal (negativo para positivo ou vice-versa).
Como lidar com irmãos toxicos?
Qual é o tamanho do diâmetro da Terra?
Como é a constituição de um músculo?
Como medir seu cachorro para roupa?
Como calcular o fluxo do campo magnético?
Qual é o significado do nome Lucky?
Qual é o substantivo da palavra aranha?
Como medir o gancho de uma calça?
Como separar a palavra microorganismos?
Qual é o nome do som que o porco faz?
O que significa nome de Lucas?
Como identificar uma espécie de cobra?
Qual a importância da programação no cotidiano?