A transição do nomadismo para o sedentarismo, se deu com a transição da Idade da Pedra Lascada no caso Paleolítico, para a Idade da Pedra Polida no caso Neolítico, em que no Paleolítico, não havia uma sociedade fixa, e a população vivia se mudando de lugares, para plantar, colher e emigrar novamente, já no Neolítico, ...
Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade. Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano.
O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré- histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno.
Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo. Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também se tornando dependentes do trabalho coletivo.
Pela falta de exercícios físicos após essa descoberta, os nômades, que agora têm moradia fixa, descobriram criação de animais e como cultivar de plantas e frutas.
Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.
O nomadismo foi abandonado por volta de 10 mil anos atrás (Era Neolítica) quando o ser humano aprendeu a plantar.
Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade.
Consequências do sedentarismo A ausência de atividades físicas e uma dieta rica em açúcares e gorduras são os principais causadores da obesidade infantil e adulta; ... Contudo, um comportamento sedentário além de causar efeitos contrários, inevitavelmente, dobra o risco de envelhecimento precoce.
O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.
A mudança do nomadismo para o estilo de vida sedentário não aconteceu da noite para o dia. Foi um processo lento e por muito tempo os grupos nômades e sedentários estabeleceram relações comerciais e, em grande medida, os primeiros passaram a depender dos últimos.
Com o sedentarismo, originou-se um aumento considerável da população em diferentes zonas geográficas, o que trouxe como conseqüência o nascimento de pequenas cidades que se expandiam ao longo do tempo.
Sobre nômades e sedentários, sobre como o ser humano parou de se deslocar de um lugar a outro, passando a viver em um único lugar. Leia o texto.
No entanto, os pesquisadores modernos acreditam que o sedentarismo foi antes da descoberta da agricultura e pecuária, sendo ainda uma condição necessária para o homem se estabelecer em um determinado local para desenvolver as práticas de plantio e criação de animais. .
Como treinar para um pedal longo?
Como fazer limpeza em dente de porcelana?
Como hidratar as cordas vocais com nebulizador?
O que fazer quando ela tá com ciúmes?
Como funciona a promoção Varilux em dobro?
O que é necessário para ser um empresário individual?
Como Vender Quando o cliente diz Tá caro?
Como interpretar um Eritrograma?
Como fazer para se tornar um testador beta do Android?
Como faço pra revender roupas?
Qual é o melhor Shipp do Brasil?
Como se cadastrar na Ultragaz?
Como se tornar um revendedor SKY?