Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público — o Estado —, e tendo como caracteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a ...
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
O Coronelismo é um fenômeno da política brasileira ocorrido durante a Primeira República. Caracteriza-se por uma pessoa, o coronel, que detinha o poder econômico e exercia o poder local por meio da violência e trocas de favores.
O texto constitucional estabeleceu a divisão dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e as suas funções; e ratificou a mudança na forma de governo como república e o sistema, o presidencialismo. ... Capa da Constituição de 1891, a primeira do Brasil República.
O princípio do fenômeno do coronelismo data do Período Regencial, momento da História do Brasil marcado pela eclosão de inúmeras revoltas. Diante das tensões sociais, o governo criou a Guarda Nacional, formada por grandes senhores de terra que tornaram-se coronéis, responsáveis por garantir a ordem em suas respectivas províncias.
(UEL) O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da: a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
O poder de coronel dependia, portanto, de quantos eleitores ele conseguia angariar a partir das trocas de favores. Ao conseguir manipular quem era eleito ou não, o coronel garantia que seus aliados se mantivessem no poder, ou seja, permitia a constante reeleição das elites oligárquicas.
O fenômeno do poder do coronel foi tão presente que se confunde com outros termos relacionados, tais como mandonismo, clientelismo e, até, feudalismo. Na América hispânica encontramos similitude com o caudilhismo. Esta elite política foi composta por comerciantes, grandes proprietários rurais e chefes políticos locais.
Como funciona a convocação para as Olimpíadas?
Como ocorre a resposta imunológica mediada por célula T?
O que dar para alguém no amigo da onça?
O que causa as falhas Geologicas?
Como ocorrem as comunicações circulares?
Como ocorre o processo de coagulação do leite?
Qual a origem do colonialismo?
Quais as principais causas das queimadas no Brasil?
Como foi o fim da revolta Cabanagem?
Como limpar apagador magnético?
Qual o melhor afiador de facas Tramontina?
Como terminou a mitologia grega?
Quais os riscos de usar Victoza para emagrecer?