O plano de cargos e salários é a definição das funções, requisitos e remuneração de uma empresa. Esse plano tem como objetivo organizar e padronizar os cargos internos e garantir competitividade salarial em relação ao mercado.
Como implantar o plano de cargos e salários? Veja 6 passos
Podem-se listar alguns objetivos que podem ser alcançados pela Administração de Cargos e Salários: A determinação de estruturas de remuneração, buscando reter e atrair o tipo de mão-de-obra que a organização necessita. ... Estabelecimento de uma política salarial regular e consistente. Correção de distorções salariais.
Confira abaixo a diferença entre os dois: Plano de cargos e salários: é mais generalista. Define cada cargo da empresa, as responsabilidades de quem o exercerá, e seu respectivo salário. Plano de carreira: conjunto de metas e caminhos bem definidos que servem como um guia de crescimento profissional.
2 – Quais as vantagens do PCCS? O plano promove a implantação de uma política salarial justa que premia efetivamente por mérito e antiguidade, além da transparência na expectativa de desempenho esperada e a perspectiva de progresso funcional.
– estimula a manutenção de profissionais e alavanca a atração de talentos.
Como montar e implementar um plano de cargos e salários?
De acordo com Chiavenato (2009, p. 39) a Administração de Salários é o conjunto de normas e procedimentos que tem como objetivo estabelecer e/ou manter uma estrutura de salários justas e equilibrada, tanto interna (entre demais cargos na empesa) como externamente (isto é, alinhado ao mercado).
Quais são as etapas?
Um dos principais benefícios gerados pelo plano de cargos e salários é a retenção de talentos. Isso porque a definição das funções visando o crescimento e progresso na carreira dos colaboradores é uma ferramenta poderosa para contribuir que os melhores profissionais permaneçam na empresa.
Vale lembrar, contudo, que a implantação e o gerenciamento do Plano de Cargos e Salários devem ser bastante cautelosos, pois o não cumprimento, bem como a falta de conhecimento e informação por parte dos funcionários, podem gerar problemas de insatisfação, desmotivação e altos índices de turnover.
O planejamento de cargos e salários pode ser feito por um gestor em conjunto com o setor de Recursos Humanos, afinal, a área de RH desempenha um papel muito importante nesse processo, já que entende melhor quem são e o que querem os atuais e futuros funcionários, além de conseguirem fazer pesquisas mais aprofundadas do mercado de trabalho.
O Plano de Cargos e Salários ajuda a empresa a compreender melhor os perfis de profissionais que ela precisa para entregar seus produtos e serviços com qualidade aos clientes.
Qual foi o primeiro meio de comunicação do mundo?
Quais são os movimentos respiratórios *?
O que há em comum entre briófitas e pteridófitas?
Quando consideramos que um microrganismo causar infecção?
O que é lixo e quais as formas de descarte adequado?
Como os lobos se transformam em cachorros?
O que é bom para curar angina?
Qual a diferença de hemorragia digestiva alta e baixa?
Como tratar a síndrome de Hoffa?
Quanto tempo leva para curar foliculite?
Qual o tratamento para hipercromia?
Como ocorre a formação de uma bolsa periodontal?
Como acabar com fibrose antiga?
O que fazer para diminuir a hiperatividade?
O que comer com disbiose intestinal?