Dentre os vermes causadores de doenças, temos representantes do filo Platyhelmintos (vermes achatados), como o Schistossoma mansoni e Taenia sp., e representantes do filo Aschelminthes, como o Ascaris lumbricoides, Ancilostoma duodenales, Necator americanus, Enterobius vermiculares e Wuchereria bancrofti.
Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode).
Algumas das principais características dos parasitas incluem: 1 adaptabilidade ao seu ambiente; 2 corpo adaptado às suas necessidades; 3 presença de estruturas para fixação ou penetração no hospedeiro; 4 reprodução, muitas vezes, feita de forma assexuada. More ...
Os parasitas possuem características que nos permitem classificá-los em tipos diferentes. Quanto à necessidade de um hospedeiro, um parasita pode ser: Obrigatório: Aqueles que só conseguem sobreviver quando associados a um hospedeiro. Os vírus são um exemplo clássico de parasitas obrigatórios;
Existem várias formas de classificar os parasitas, abaixo mostramos as mais conhecidas ou usadas: Classificação taxonómica: taxonomicamente, os parasitas são classificados como fitoparasitas quando parasitam plantas e zooparasitas quando infectam animais.
Pulgas e piolhos são outros bons exemplos de parasitismo. Neste caso, os parasitas vivem sobre o animal e não dentro dele. Se deseja ler mais artigos parecidos a Parasitismo - o que é, tipos e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
Porque Gaia se tornou deusa da Terra?
Como ficou a lei do farol aceso?
O que é uma palavra aumentativa?
Como organizar celular por cor?
Quantos brasileiros tiram a própria vida por dia?
Como começa a doença de Paget?
O que é arquétipos e exemplos?
Como elaborar uma proposta Didático-pedagógica?
Qual a diferença entre aço e Titanium?
Como são formados os argilominerais 2-1?
O que corta o efeito da risperidona?
Qual foi o primeiro plantio do Brasil?