Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome, além de não possuírem antenas. Detêm quatro pares de patas, sendo que todos estão localizados na região do cefalotórax. Nesses animais é possível encontrar também os pedipalpos, que estão relacionados com a função sensorial e reprodutiva.
Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies. Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.
Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.
Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos insetos, não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de pernas. Destacam-se pela presença de um par de estruturas chamadas de quelíceras, especializadas na captura de alimento. Esses animais vivem basicamente em terra firme.
Classificação dos aracnídeos
Os aracnídeos são classificados em: araneídeos (aranhas), opiliones (opiliões), escorpionídeos (escorpiões) e acarinos (ácaros e carrapatos).
37 curiosidades que você vai gostar
Nesta, escorpiões, aranhas, opiliões, ácaros e carrapatos são seus representantes.
Além dessa característica, os quelicerados não possuem antena, o que os diferencia de qualquer artrópode. ... Atualmente, a maioria dos quelicerados encontra-se no grupo dos aracnídeos, que apresenta como principais representantes as aranhas, os escorpiões e os carrapatos.
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas: Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas; Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);
Ácaros são animais que pertencem ao mesmo grupo que aranhas e escorpiões. Os ácaros são animais artrópodes do grupo dos aracnídeos, mais precisamente do agrupamento Acari. Eles apresentam quelíceras como peças bucais, não possuem antenas e contam com quatro pares de patas.
São exemplos de insetos: besouros, borboletas, percevejos, mosquitos, gafanhotos, entre tantos outros.
...
Ordem Hymenoptera: abelhas, vespas, cupins e formigasFormigas.Abelhas.Insetos sociais.
Os insetos são os únicos animais invertebrados capazes de voar, e por possuírem patas articuladas eles são classificados no filo dos artrópodes. Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre.
Artrópodes são animais que possuem uma rígida cobertura externa chamada exosqueleto.
Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas no tórax; Um par de antenas; Asas, que podem ou não estar presentes (isso varia de acordo com a espécie estudada);
Características dos insetos
Diferente dos outros artrópodes, como centopeias e aranhas, os insetos têm três pares de pernas articuladas e corpos divididos em cabeça, tórax, e abdome. Na cabeça, eles possuem os olhos, um par de antenas e o aparelho bucal.
Os principais representantes dos quilópodes são as lacraias e as centopeias. Esses animais apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, sendo que de cada anel sai um par de patas. Alguns quilópodes podem apresentar até duzentos pares de patas.
Os insetos têm seis patas e as aranhas oito. O corpo do inseto tem três partes e o da aranha só dois. A maioria dos insetos possui antenas e asas e as aranhas não.
Nos crustáceos, o exoesqueleto é ainda mais rígido pois contém substâncias calcárias. Como outros artrópodes possuem o corpo segmentado e apêndices articulados. Por outro lado, o que diferencia os crustáceos de outros artrópodes é a quantidade de apêndices: geralmente são cinco pares de patas e dois pares de antenas.
Divisão do corpo, número de patas e número de antenas caracterizam as principais diferenças entre os grupos de artrópodes. Os artrópodes são um grupo de animais que se destaca como o filo mais bem-sucedido do planeta. Eles são encontrados em praticamente todos os ambientes da Terra, destacando-se o grupo dos insetos.
Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. ... Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.
Como exemplos dessa classe, podem ser citados as aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Os aracnídeos alimentam-se principalmente de outros artrópodes, apresentam sistema digestório completo e, em escorpiões e aranhas, a digestão é parcialmente extracorpórea. ... Os aracnídeos possuem olhos simples.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris. Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes.
Os aracnídeos apresentam abdómen e cefalotórax, geralmente, com um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de patas locomotoras. Não apresentam nem antenas nem mandíbulas. A maior parte dos aracnídeos é inofensiva para os humanos e são úteis pois alimentam-se de insetos prejudiciais.
Artrópode da classe dos aracnídeos (ordem Araneida). Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.