O sistema respiratório é um conjunto de órgãos com a função de conduzir o ar até os pulmões e realizar a troca gasosa (hematose). Os seus órgãos são as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões. O aparelho respiratório funciona em conjunto com o sistema circulatório.
Esse sistema é constituído pela porção condutora e pela porção respiratória. A porção condutora é constituída por fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, enquanto a porção respiratória é constituída pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
Sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico. O sistema respiratório garante a obtenção de oxigênio da atmosfera.
O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.
25 curiosidades que você vai gostar
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico. Ele está integrado ao sistema circulatório, afinal, o sangue é responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás carbônico, das células aos pulmões.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior e outro inferior, em virtude da presença de apenas uma fissura. Em cada um dos pulmões, observa-se a presença do hilo, local onde penetram os brônquios, as artérias pulmonares e saem as veias pulmonares.
Órgão do sistema respiratório especializado na troca de gases, sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) do corpo. Os pulmões são órgãos esponjosos e elásticos formados por milhões de alvéolos que se enchem de ar.
O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).
Ele é responsável por realizar a troca gasosa, na qual o ar inspirado permite que o sangue receba O2 e elimine CO2. Dessa forma, ele age contribuindo com a distribuição do oxigênio a todas as células e tecidos do corpo.
As funções do sistema respiratório incluem a troca gasosa, o equilíbrio ácido- básico, a fonação, a defesa e o metabolismo pulmonares e o manejo dos mate- riais bioativos. A troca do dióxido de carbono pelo oxigênio ocorre nos pulmões.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
Há dois tipos de processo de respiração realizados pelo corpo humano, a respiração celular e a respiração pulmonar.
A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.
A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.
A estrutura das vias aéreas e sua segmentação progressiva, a filtração aero- dinâmica e o transporte mucociliar com- põem os principais mecanismos de defesa mecânicos.
Infecções dentro dos pulmões podem se manifestar como uma dor no meio das costas e comumente vêm acompanhadas de febre, dificuldade para respirar e tosse persistente. Porém, apesar de serem bastante comuns, asma, bronquite, enfisema, fibrose pulmonar e bronquiectasia geralmente não ocasionam nenhum tipo de dor.
O pulmão de quem fuma está sujeito a diversas doenças, dentre elas, o enfisema pulmonar. As principais características são: respiração ofegante com chiado, tosse, sensação de sufoco são sintomas do enfisema, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença se agrava.
O pulmão inflamado ou a infecção pulmonar é comumente ocasionado pela incidência de algum fungo, vírus ou bactéria que se multiplica nos pulmões.
...
Sintomas da bronquiolite:Peito chiando;Narinas alargadas ao respirar;Respiração acelerada;Irritabilidade e cansaço;Problemas para dormir;Falta de apetite.
Os pulmões localizam-se no interior da caixa torácica. Os pulmões têm formato de cone. O ápice ocupa a cúpula pleural, e a base, que é côncava, repousa sobre o diafragma. Como o coração está mais deslocado para a esquerda, o pulmão direito é mais largo que o esquerdo, apresentando-se, no entanto, mais curto.
Os pulmões são órgãos respiratórios pares, direito e esquerdo e divididos em lobos por profundas fissuras interlobares. O pulmão direito possui quatro lobos: cranial, médio, caudal e acessório.
Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolo e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 4 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares.
O coração e os pulmões funcionam em conjunto para manter o suprimento de oxigênio das células do corpo. Durante a circulação, o coração bombeia sangue sem oxigênio para os pulmões, e depois recebe sangue oxigenado dos pulmões para distribuição ao resto do corpo.
Quem toma Puran pode tomar cerveja?
Como é feita a denominação das opções na Bovespa?
O que é fonemas e letras exemplos?
Quanto tempo dura o efeito do DECADRON no corpo?
Tem como depositar dinheiro na conta Nubank?
O que é ter sabedoria e discernimento?
Sou obrigada a trabalhar em outra loja?
Qual a diferença de um bloco é uma sapata?
Como consultar se a pessoa tem o ensino médio completo?
Qual a fórmula utilizada para cálculo de massa?
Pode levar calculadora na prova do Encceja?
Quanto de óleo posso consumir por dia?
Como surgiram os primeiros seres humanos na Terra?
Quais doenças causam abscesso?
Quando o justo governa o povo se alegra?