Alunos completamente conectados Sendo assim, um grande desafio do professor é utilizar essa facilidade de usar ferramentas digitais e direcioná-la para o aprendizado, além de evitar que o aluno use seus dispositivos para interesse próprio em classe. Para isso, uma boa solução é contar com plataformas de educação.
O fazer do professor, sua autonomia e a identidade docente, que também está intimamente atrelada à instituição escolar, vêm sofrendo com essas decisões políticas da educação. Arroyo (2000) apresenta um dos entraves que o professor enfrenta na contemporaneidade é a descaracterização e desprofissionalização do professor.
IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE
O eixo norteador de ambos apontamentos é a questão dos desafios impostos pela contemporaneidade, no que tange a busca por um ensino de qualidade. Incluem-se nesta perspectiva a possibilidade de atuar nos entrelugares de uma política de educação excludente.
O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.
A Educação contemporânea assume a responsabilidade de habilitar o indivíduo a efetuar uma leitura original do global, no sentido de promover uma negociação entre conhecimento e as práticas locais, a fim gerar uma reflexão que se traduza em ações concretas e benéficas à sociedade onde se encontra.
34 curiosidades que você vai gostar
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
A necessidade de se extrair o máximo valor do conhecimento é muito maior nos dias atuais do que no passado, a era é da economia baseada no conhecimento ”. A gestão do conhecimento cria boa parte do valor da nova economia, além de oferecer redução de custos e rapidez aos processos.
No Brasil, hoje, temos um enorme contingente de estudantes concluintes do ensino médio sem preparo para o trabalho, sem condições concretas competente no ensino superior e um enorme desperdício de recursos públicos com a evasão e o abandono. Os dados sugerem reformulações estruturais para o ensino médio.
Sendo assim, um grande desafio do professor é utilizar essa facilidade de usar ferramentas digitais e direcioná-la para o aprendizado, além de evitar que o aluno use seus dispositivos para interesse próprio em classe. Para isso, uma boa solução é contar com plataformas de educação.
Como são classificadas as ações?
Precisa de advogado para dar entrada no seguro DPVAT?
O que significa divergente em um processo?
O que o advogado deve fazer para renunciar ao mandato?
O que é o conhecimento crítico?
Quais são os tipos de meteorologia?
Como podemos conceituar a arte contemporânea?
Quais são os 5 critérios da Regra-matriz de incidência tributária?
O que acontece se o sócio ostensivo vier a falir?
Como pegar uma imagem da internet e enviar para o WhatsApp?
Para que serve a injeção Xgeva?
Como reage o coronavírus no corpo?
Como fazer histograma com ggplot2?
Qual valor da multa por estacionar em local indevido 2021?
O que fazer para tirar o tom dourado do cabelo?
Quantos dias um paciente pode ficar sem hemodiálise?