Os romanos, por sua vez, “arriscavam-se” com um pó produzido das cinzas dos ossos e dentes de animais, ervas e areia. Na Idade Média, além das aplicações de pastas de ervas aromáticas, como sálvia, era comum o bochecho com urina para “eliminar” o mau hálito.
O homem já usou galhos, folha e até palitos de ouro para limpar os dentes. Por um longo período as escovas eram feitas com um osso como cabo e pelos de animais como cerdas. Uma escova mais parecida com a que usamos hoje, achada por paleontólogos na Europa, tem cerca de 300 anos.
As pessoas usavam gravetos pra retirar sobras de comida dos dentes, e alguns desfiavam a ponta desses gravetos para poder limpar mais dentes na boca. É uma higiene rudimentar, então por que algumas pessoas não perdiam os dentes por causa de cárie?
A população medieval tinha por hábito esfregar os dentes e as gengivas com panos de linho ásperos. Pastas caseiras como a feita da junção de sal com sálvia moída eram comuns. Além de limpar os dentes, essas pastas colocadas nos panos contribuíam para o branqueamento dental e para um hálito fresco.
A mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3000 a.C: um pequeno ramo com a ponta desfiada até restarem apenas as fibras. A escova de cerdas apareceu na China em torno de 1498. A haste era uma varinha de bambu ou um pedaço de osso com pêlos de porco amarrados numa das extremidades.
16 curiosidades que você vai gostar
A diferença é que e as cerdas de pelo de porco eram amarradas dentro de buracos perfurados no osso que servia como cabo. A escova mais antiga da Europa tem aproximadamente 300 anos e foi descoberta durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha.
Made in China!
Foi na china em meados de 1.400 que surgiu a escova de dente mais parecida com a que temos hoje. Acredita que prendiam em uma vareta de bambu pêlos de porco! Pêlos de porco foram utilizados até 1938 quando finalmente surgiram as cerdas de nylon que utilizamos até hoje.
Como se tratava a dor de dente antes de surgirem os dentistas? Alguns de nossos antepassados apelavam para métodos esquisitos. No século XII, surgiram, na Europa, os cirurgiões-barbeiros. ...
Pesquisadores descobriram que os buracos causados pela cárie eram preenchidos com betume e um tipo de palha. Um estudo publicado no periódico “American Journal of Physical Antrhopology” confirma que homens das cavernas utilizavam ferramentas para o tratamento de cáries durante a pré-história.
Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.
A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.
Em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. O seu filho, Lucius, que também era dentista, ajudou o pai a aperfeiçoar a fórmula, nascendo assim o Creme Dentifríco Dr. Sheffield, aquela que pode ser considerada a primeira pasta de dentes da humanidade.
Dois tipos de materiais são usados nas cerdas de escovas de dente: cerdas naturais de crina e filamento artificiais feitos de náilon. Ambos removem a placa, e as cerdas de náilon predominam vastamente no mercado. As cerdas naturais desfiam-se, rompem-se amolecem e perdem sua elasticidade com mais rapidez.
Os caninos são dentes pontiagudos que vem logo depois dos incisivos. Nós temos quatro deles, dois em cada arcada e sua função é a de rasgar alimentos. Localizados entre os caninos e o molares, os dentes pré-molares são oito, quatro na arcada superior e quatro na inferior e são utilizados para triturar os alimento.
As escavações na caverna Fuyan, em Daoxian, trouxeram à tona um tesouro arqueológico composto por 47 dentes humanos. "Estava claro para nós que estes dentes pertenciam a humanos modernos por causa de sua morfologia.
As cáries são causadas pelo ácido produzido pelas bactérias da boca, que dissolve os tecidos duros do dente (esmalte, dentina e cemento). As bactérias produzem o ácido a partir de restos de alimentos ou açúcar na superfície do dente.
Egito: As primeiras referências à odontologia no Egito datam de 3.700 a.C e foram encontradas, em manuscritos, citando problemas bucais, como dores de dente e feridas gengivais. Resy-Ra foi o primeiro homem a ser citado como profissional do cuidado dentário – o “primeiro dentista”.
“Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical”. “É um campo da Odontologia que trata da morfologia, fisiologia e patologia da polpa dental humana e dos tecidos periapicais”.
á uma história da Odontologia destacando que os tratamentos dentários eram realizados pelos chamados barbeiros, ou simplesmente por pessoas conhecidas como ³práticos严, sem nenhuma formação institucional. A Odontologia não compunha um ramo específico do saber.
Foi somente em 1490 que a primeira escova de dente foi inventada. O instrumento, criado pelos chineses, tinha uma haste de bambu ou osso e pêlos de porco ou cavalo que faziam a função das cerdas.
Nos Estados Unidos, H. N. Wadsworth registrou a primeira patente de uma escova dental em 1857.
Essas cerdas foram trocadas depois por pelos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
A primeira escova de dentes foi usada na China, em 1498, mas suas cerdas eram feitas com pelos de porco.
A escova é normalmente feita a partir de um grande número de cerdas de arame de aço. O aço usado é geralmente uma elevada variedade de carbono e muito duro. Outras escovas de arame apresentam cerdas feitas de latão ou aço inoxidável, dependendo da aplicação.
O que pode usar no lugar do rejunte?
Como regularizar a situação de animais silvestres?
Porque nós lembramos dos sonhos?
Como acontece a repolarização?
Como preparar claritromicina 250mg?
Como se faz uma reunião de trabalho?
Como se forma a bolsa periodontal?
Como proclamar o Evangelho na missa?
Quando é hora de procurar um novo emprego?
Como renovar um boleto vencido?
Como achar palavras em um vídeo?
Como saber o comprimento de uma spline no AutoCAD?
Como Solicitar carteira de estágio Creci?
Como avaliar o comprometimento do funcionário?
Como renovar carteira do Idoso pela internet?