O esgoto doméstico é composto por toda a água e resíduos que ela carrega pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Ou seja, pode-se dizer que é todo o lixo que produzimos utilizando a água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos espalhados pela casa.
Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as água das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.
Os esgotos podem ser de origem doméstica, aquele que é formado pela utilização da água para fins domésticos, como lavagem de roupa, de utensílios de cozinha e de pisos, banho, descarga de vasos sanitários, entre outros; pluvial (água das chuvas) e industrial (água proveniente das atividades industriais e comerciais de ...
Em cidades desprovidas de coleta e tratamento, o esgoto doméstico é depositado em fossas sépticas ou em valas, córregos e até rios. O esgoto industrial, por sua vez, provém dos processos industriais, águas de refrigeração e águas pluviais poluídas.
Temos também a classificação dos esgotos de acordo com a sua força os esgotos podem ser classificados como fortes, médios e fracos e essa força é uma medida da concentração de sólidos nos esgotos, conteúdo de DBO e capacidade de produzir odores.
15 curiosidades que você vai gostar
Os tipos de esgoto podem ser divididos em quatro grupos principais: domésticos, hospitalares, agropecuários e industriais, que é o foco deste artigo. Dada a complexidade da operação industrial, os efluentes dela derivados são variados em tipo e quantidades, assim como nos riscos que trazem para os locais de despejo.
O sistema de esgoto residencial serve para tornar mais cômoda e saudável a vida nas cidades. Os imóveis contêm um sistema interno de tubulações que capta a água utilizada em descargas, torneiras, pias e ralos em geral. Utilizando tubos e conexões, o ramal interno é ligado a uma caixa de gordura.
Com o tratamento de efluentes, a água contaminada deixa de ser encaminhada in natura para os rios. Isso faz com que o efluente tratado seja destinado adequadamente e a poluição nos cursos d água diminua, o que melhora as condições das águas das cidades. É gerada uma economia com a reutilização da água.
Sua composição inclui sólidos suspensos, sólidos dissolvidos, matéria orgânica, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários e helmintos). Já o efluente industrial biodegradável possui características próprias, inerentes aos processos industriais.
Há algumas diferenças básicas: a drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das bocas de lobo, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas; já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários por meio das ligações prediais, que interligam as residências à rede pública.
Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas1 – Gradeamento.2 – Caixas de areia ou desarenador.3 – Reator Anaeróbio.4 – Filtro Biológico Aerado.5 – Decantação.6 – Desinfecção.
Processos químicos no tratamento de efluentes industriais
Utilizam produtos químicos em seu processo, tais como: agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção em diferentes etapas dos sistemas de tratamento.
Os resíduos líquidos provenientes dos estabelecimentos assistenciais de saúde são mais complexos do que os esgotos domésticos. Sua composição contém inúmeros compostos farmacêuticos, saneantes, elementos radiativos e de laboratórios.
Os efluentes industriais
De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.
O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.
Tratamento de Esgoto: Benefícios para o Saneamento e Economia de RecursosMelhora a qualidade de vida.Preserva o meio ambiente.Economia e reutilização das águas.
O tratamento de alguns efluentes industriais permite a sua reutilização em outras atividades produtivas, irrigação de jardins e lavagem de pátios. Esse recurso torna-se uma fonte alternativa que beneficia ao meio ambiente e gera diminuição de gastos para a empresa.
2. Materiais para instalação da rede de esgoto residencialCaixa sifonada: coleta a água do banheiro e pias, impedindo a passagem de gases que levam mau cheiro;Tubos e conexões de PVC: o material é o mais indicado para a rede de esgoto;Anel de borracha e pasta lubrificante: para fazer as conexões dos tubos.
Seu funcionamento ocorre com o auxílio de uma pequena quantidade de água que funciona como um filtro de gordura. Quando o líquido cheio de gordura passa pelo tubo, cai na água e sai do outro lado sem ela. Como o óleo e a água não se misturam, a gordura fica retida na caixa e o líquido passa normalmente.
Como funciona? Na caixa, há um pouco de água que serve como um “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais. ... Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.
Elas nada mais são do que as águas decorrentes das chuvas. Nas cidades, elas entram no sistema de esgoto, no que é conhecido como drenagem de águas pluviais. Quando isso não são absorvidas pelo solo, dão origem ao chamado escoamento de superfície.
Tipos. O esgoto doméstico, que vêm das residências, é destinado para escoamento da água do banho, da lavagem de roupas, de louças e da descarga do vaso sanitário. O esgoto industrial é formado pelos resíduos das indústrias.
Os componentes destes resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, dependendo do potencial de reciclagem de cada item. Os efluentes também podem ser classificados classe IIA.
O tratamento dos efluentes hospitalares pode ser realizado em locais de tratamentos especializados que contam com maquinário especial. Isso porque todos os resíduos mais densos são prejudiciais ao bem estar humano e necessitam ser eliminados.
Quais são as principais exigências no mercado de trabalho?
O que consome mais energia ar condicionado ou ventilador?
Como funciona o imposto de renda?
Qual o melhor creme para manter o bronzeado?
Quanto tempo demora para cicatrizar extração de dente molar?
O que fazer quando se tem cãibras?
Quantos km por litro faz a Fazer 250 2013?
Quanto custa um exame de coração?
Qual a diferença de analista Pleno e sênior?
O que significa comunicação intrapessoal e interpessoal?
Como converter um arquivo P7S?
O planeta terra surgiu aproximadamente quantos anos atrás?
O que faz um nutricionista clinico?
O que significa carro hibrido?
Quais os tipos de riscos na enfermagem?
Quantos dias depois de um parto normal pode ter relação?
O sangramento no inicio da gravidez dura quantos dias?