A reação de Maillard é uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor, obtendo-se produtos que dão sabor (flavor), odor e cor aos alimentos. O aspecto dourado dos alimentos após assado é o resultado da reação de Maillard.
A reação de Maillard, ocorre em três fases (inicial, intermediária e final).
Para que a reação de Maillard ocorra, é preciso que haja aminoácidos ou proteínas (que são cadeias de aminoácidos), carboidratos e temperatura de 120 graus C ou superior. A alta temperatura fará com que estes compostos comecem uma reação em cadeia em que se ligam e criam moléculas instáveis.
A reação de Maillard pode ser afetada por diversos fatores entre eles a temperatura e o pH. A velocidade desta reação é lenta a temperaturas mais baixas e praticamente duplica a cada aumento de 10 ºC entre 40 ºC e 70 ºC.
A reação de Maillard é uma reação de escurecimento não enzimático que pode ocorrer em alimentos e em organismos vivos. Esta revisão tem como objetivo analisar a formação e o papel dos produtos originados a partir da reação de Maillard e seus efeitos na saúde.
44 curiosidades que você vai gostar
O escurecimento enzimático ocorre devido a presença da enzima polifenoloxidase (PPO), uma enzima que catalisa a oxidação de compostos fenólicos, produzindo pigmentos escuros em cortes ou superfícies danificadas de frutas e hortaliças.
DIFERENÇA ENTRE REAÇÃO DE MAILLARD E CARAMELIZAÇÃO
Geralmente requer a ação do calor para que ocorra, porquanto o tempo de exposição e temperatura influenciam no resultado da reação. Já a caramelização nada mais é que a oxidação do açúcar, que também provê um sabor diferente a um alimento e coloração.
Ela se desenrola numa série de etapas onde ocorrem combinações; rearranjos, chamados arranjos de Armadori, que são a isomerização da aldosilamina; a formação da base de Schiff; a degradação de Strecker e algumas reações intermediárias, onde, de algumas delas surgem o furfural ou o hidroximetilfurfural, este é ...
a) São os únicos fatores que afetam a Reação de Maillard: temperatura, tipo de açúcar, atividade de água, catalisadores. ... c) O escurecimento causado pela Reação de Maillard é devido à produção de melanoidinas, polímeros insaturados, e cuja cor é mais intensa quanto menor for seu peso molecular.
As contribuições positivas da reação de Maillard são geração de atributos sensoriais, tais como cor, sabor e aroma. Os aspectos negativos são desenvolvimento de off- flavor, a perda de aroma, a descoloração e a perda de proteína de valor nutricional.
A reação de Maillard ocorre quando as proteínas desnaturadas da superfície da carne recombinam-se com os açúcares presentes. A combinação cria o sabor inconfundível da carne e modifica a cor, e, por esta razão, também é chamada de reação de escurecimento.
A reação de Maillard no doce de leiteBicarbonato de sódio: utilizado para aumentar a estabilidade do leite, o bicarbonato também favorece a reação de Maillard, pois aumenta o pH;Citrato de sódio: muito utilizado em equilíbrio com o bicarbonato, pois também contribui com a estabilidade do leite e evita o escurecimento;
ESCURECIMENTO NÃO ENZIMÁTICO
Estas reações em alimentos estão associadas com o aquecimento e armazenamento e podem ser divididas em: reação de Maillard e caramelização. De modo geral, essas reações são indesejáveis do ponto de vista estético e nutricional.
CARAMELIZAÇÃO. A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor. A caramelização é, em alguns pontos, similar à reação de Maillard, mas a temperatura de ativação deve ser muito maior na caramelização.
degradação de Strecker. A reação de Maillard, apesar de ser chamada de "escurecimento não-enzimático", é diferente da reação de escurecimento produzida por enzimas comuns em plantas, as peroxidases, que atuam sobre compostos fenólicos (polifenóis),formando produtos de intensa coloração escura.
A reação de Maillard (ou reação de escurecimento não enzimático), uma reação espontânea ou não, desejável ou indesejável pode ocorrer em pH ácido (muito baixo) e alcalino, na presença de aminoácidos e açúcares redutores, sofrendo influência de tratamento térmico na indústria com a finalidade de ativar a reação ou ...
Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas.
Ela é uma reação induzida termicamente, que ocorre entre um grupo amino e uma carbonila nos alimentos. O grupo amino pode ser fornecido por aminoácidos livres, peptídeos e proteínas, que contêm resíduos de aminoácidos reativos à química de Maillard, por exemplo, lisina, arginina, histidina e glutamina.
Quais os efeitos da temperatura, pH, aw na velocidade de reação de Maillard? Por se tratar de inicialmente um ataque nucleofílico, o pH baixo faria com que prótons se adicionassem aos R-NH2, formando R-NH3 + , dificultando a reação. A Aw alta favorece a reação de Maillard, que requer água como solvente.
A reação que ocorre no processo de Maillard é diferente do processo de tostamento e caramelização. No tostamento ocorre uma reação de pirólise do carboidrato (desidratação térmica) e na caramelização ocorre uma desidratação, condensação e polimerização do carboidrato.
Com o descascamento e exposição ao oxigênio, são desencadeadas reações enzimáticas envolvendo compostos fenólicos e enzimas oxidativas (polifenoloxidases), que têm como produto final um composto de cor marrom (melanoidina), que escurece a banana ou o produto processado.
A oxidação de um alimento é um tipo de reação química que ocorre por diversos fatores. Já notou que, por exemplo, quando se corta maçã, pera, batata, batata-doce ou banana, a parte exposta adquire uma cor escura rapidamente? Isso acontece pela exposição ao oxigênio somada às enzimas presentes nessas frutas.
Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.
O tipo e a concentração do substrato fenólico afetam diretamente o escurecimento enzimático, conforme afirmam MARTÍN-BELLOSO e SOLIVA-FORTUNY (2006), além de outras variáveis, como a concentração de oxigênio, pH e a temperatura.
Caramelização e reação de Maillard são exemplos de reações de escurecimento não enzimático.
O que é necessário para uma aula ideal de Educação Física?
Qual é o dia do aniversário do Nobru?
Quantos quilos Saxenda emagrece?
Como são captadas as águas pluviais e quais os possíveis destinos desse produto?
Como transformar o cartão de débito em crédito?
O que é uma pessoa dona da razão?
Quais são as técnicas de vendas?
Quantos dias lavar o cabelo com progressiva?
Qual o fundo preparador de paredes?
Qual a finalidade do curativo aberto?
O que diz a Súmula 599 do STJ?
O que causa a perda da coordenação motora?
O que acontece se não tirar a carteira de reservista?
Qual o valor do Prisma 1.4 2015 completo?
Quais são as principais funções da saliva?