As mudanças físicas, ansiedade e o medo são algumas das causas mais frequentes da oscilação de humor entre as futuras mamães. “Os principais sintomas relacionados a oscilação de humor na gravidez não são necessariamente de hormônios, mas sim são da parte emocional da mulher”, afirma o obstetra Braulio Zorzella.
Primeiro trimestre: O início da gravidez é o período com mudanças latentes onde as alterações de humor costumam ser fortes. Entre a sexta e a décima semana de gravidez está a etapa mais intensa.
É normal que a mulher fique estressada, nervosa e ansiosa, princialmente nas últimas semanas de gravidez, no entanto o estresse frequente pode aumentar a liberação de citocinas inflamatórias e de cortisol, que o hormônio relacionado com o estresse, que podem atravessar a placenta e chegar ao bebê, podendo interferir no ...
Rejeição ao marido durante a gravidez
A mulher rejeitar o marido - tanto sexualmente quanto em outros aspectos - é o caso mais frequente durante a gestação. Esse rechaço está associado às mudanças hormonais pelas quais o corpo da mulher passa durante esse período.
Primeiro trimestre: normalmente, nessa fase os conflitos que aparecem podem ser associados à ambivalência de sentimentos e incluem pensamentos sobre o bebê, sua concepção, alterações de papéis (esposa, mulher, mãe, profissional) e medos diversos.
39 curiosidades que você vai gostar
Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.
Muito mais sangue corre por suas veias, sua pélvis começa a se abrir para se preparar, os órgãos se reorganizam para aconchegar o útero muito aumentado e depois o feto enquanto cresce. Os cabelos podem ficar mais espessos, a pele ganha manchas, às vezes acne ou fica muito mais bonita e viçosa.
É bom você conversar primeiramente com ele, expor suas insatisfações e sua sensibilidade, devido ao período da gestação, pedindo compreensão e procurar saber o porquê das suas grosserias com você, se ele está com algum problema e, se tiverem dificuldades maiores, podem até procurar um psicólogo..
Procure um curso sobre parto ou sobre como cuidar do bebê para vocês dois fazerem juntos. Ouvir outra pessoa contando tudo o que vai acontecer com você e explicando como você está se sentindo, costuma fazer eles olharem a situação de um novo ângulo. Passam a entender como o apoio e a presença deles é fundamental.
O obstetra do Hospital Santa Joana, Carlos Leite, informa que o aumento da taxa de progesterona provocado pela gravidez, afina o cheiro e o sabor dos alimentos. “Por isso que as mulheres passam a rejeitar algumas comidas e também a ter o famoso desejo”, destaca.
O sobe e desce dos hormônios faz com que a mulher fique mais emotiva ao longo de toda a gravidez. No entanto, conforme o parto se aproxima, a expectativa e a tensão aumentam. Junte a isso todos os outros incômodos que a gestante sente nessa fase e está explicado o cansaço, a irritabilidade e a emoção à flor da pele.
A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.
Durante a gravidez, as mulheres ficam mais sensíveis devido às alterações hormonais que ocorrem ao longo da gestação, que são cerca de 30 vezes maiores do que no ciclo menstrual, quando ocorre a TPM.
Não é apenas o corpo que muda, mas o seu estado emocional também sofre grandes alterações. É natural que as mulheres fiquem mais sensíveis na gravidez. Nesse cenário, as oscilações de humor são bastante frequentes, desde a descoberta da gravidez até o momento do parto.
Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.
Já o homem costuma se preocupar com a perda do afeto e da atenção da parceira, as mudanças no estilo de vida do casal e a vida financeira. Quando essas questões não são bem administradas pelo casal, levam à separação na ou após a gravidez.
Incentivar os momentos a dois mesmo durante a gestação e sempre respeitando a vontade da mulher. Manter a intimidade do casal faz bem não apenas para a mãe e consequentemente para o bebê, mas também para o equilíbrio da relação. A dica é preservar seus momentos de intimidade sempre que eles virem dos dois lados.
Esse valor é relativo, de 5% a 30% ou 1/3 dos rendimentos de quem está sendo obrigado a pagar. Mas, vale ressaltar que não há nenhuma obrigatoriedade, nem um padrão, podendo essas porcentagens serem alteradas em cada caso visto as necessidades da gestante e das despesas com a gravidez.
Olhar, tocar, elogiar o outro, para fortalecer o vínculo”, indica o terapeuta sexual. Mas não é só o homem que precisa vigiar sua atitude em relação à gestação. “É importante, também, que a própria mulher se enxergue como um ser sexual”, continua Théo.
No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.
14 sintomas de gravidez iniciaisAtraso menstrual.Cólica abdominal.Mamas sensíveis e aumentadas.Aumento da libido.Alterações no corrimento vaginal.Náuseas, enjoos e vômitos.Vontade frequente de urinar.Aumento do sono.
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
“O índice de gordura no subcutâneo é um fator determinante. Nas mais gordinhas, demora mais para aparecer a barriga de grávida. Nas magrinhas, aparece mais rapidamente”, explica o médico. A musculatura abdominal também influencia.
Sintomas de gravidez pouco conhecidosDores e inchaço nas mamas. Muito comum na fase pré-menstrual, o sintoma pode também se repetir em caso de gravidez devido à alteração das taxas hormonais. ... Sangramento. ... Cólicas. ... Falta de ar. ... Sangramento na gengiva. ... Olfato aguçado. ... Perda de roupas. ... Constipação.
Apesar de ser bastante raro e incomum, é possível estar grávida e nem perceber. Isso acontece por causa da gravidez silenciosa, um quadro em que a mãe só nota a gestação por volta do terceiro trimestre, ou ainda no momento do parto. Os fatores podem ser diversos e até mesmo trazer riscos para a mãe e o bebê.
Como cadastrar na promoção da Oi de 20 reais?
Quais etapas da anestesia geral?
O que fazer para acelerar a definição muscular?
Porque o hidrogênio não tem nêutrons?
O que significa 300 DPI de resolução?
O que é alongamento ativo dinâmico?
Quantos decibéis é considerado normal?
Quem era a esposa de Draco Malfoy?
Como descobrir se eu sou um psicopata?
O que é a microfilmagem de documentos?
Qual a desvantagem do biodigestor?
Quais as vantagens da telha americana?
Como são classificados os trabalhadores no Brasil?
Como é a responsabilidade do cedente nas cessões a título oneroso?
Qual a importância da ferrovia no século XIX?
Como saber se o funcionário está roubando?
Como saber se o ecocardiograma está normal?