Se a dívida já está prescrita (com mais de 5 anos) e mesmo assim continua nos cadastros do SPC e SERASA, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para a exclusão imediata dos cadastros, bem como exigir o pagamento de indenização por danos morais, pela manutenção indevida de cadastro ...
Depois de completar 5 anos, a dívida continua existindo e acumulando juros. O que muda, porém, é que com a prescrição dessa pendência financeira, o seu nome volta a "ficar limpo", deixando de aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Com uma ação judicial, além de ser obrigada a tirar o seu nome do SPC, a empresa também pode sofrer um processo por danos morais, haja vista que o nome sujo é algo que pode provocar diversos transtornos a você, como o acesso ao crédito negado por outros comércios.
Porém, vale lembrar que, embora o seu nome saia do SPC e do Serasa após 5 anos, a dívida continua existindo.
Ao contrário do que muitos "manuais milagrosos" que circulam pela internet afirmam, excluir o nome do SPC e SERASA não é uma tarefa fácil, rápida ou barata. - Se a dívida for paga, valendo para isto o acordo à vista com desconto ou acordo parcelado.
Caso você tenha efetuado o pagamento da dívida, ou da primeira parcela do acordo firmado com a empresa, é dever da instituição tirar o seu nome da lista de devedores do SPC em até 5 dias úteis.
Como e quando surgiu o bioma Cerrado?
O que significa RL do Comando Vermelho?
Como fazer uma introdução de um artigo passo a passo?
O que é um cansaço espiritual?
O que é responsável pelo crescimento do pão?
Como faço para saber a classificação fiscal de um produto?
O que significa ter pintas no corpo?
Como surgiu a cidade de São Sebastião DF?
Qual o limite inicial do cartão Next?