Além de possibilitar a organização do setor, a Lei 9.656 e normativos subsequentes editados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), criada no ano 2000, estabeleceram obrigações de atendimento aos usuários de planos de saúde, assegurando a proteção aos direitos e evitando práticas abusivas por parte das ...
L9656. LEI Nº 9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
Entre suas competências estão a fiscalização da atuação das operadoras (empresas) de planos de saúde e do cumprimento da lei; regulação da relação das operadoras com os prestadores de serviço (médicos, laboratórios e hospitais) e consumidores; “detalhar” (normatizar) aspectos da Lei de Planos de Saúde, quando ...
LEI Nº 9.656, DE 03 DE JUNHO DE 1998. MEDIDA PROVISÓRIA N.º 2.177- 44, DE 24 DE AGOSTO DE 2001. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
A sigla ANS corresponde às iniciais do nome da Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão governamental responsável por regular, normatizar e fiscalizar o setor de assistência privada à saúde no Brasil.
38 curiosidades que você vai gostar
Art. 3o A ANS terá por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no País.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998.
Desobrigação contratual
Segundo S. Exa., os contratos de planos de saúde firmados antes da lei 9.656/98 podem ser considerados atos jurídicos perfeitos "e, como regra geral, estão blindados às mudanças supervenientes das regras vinculantes".
A Lei 9.656/98 não garantiu aos planos antigos a cobertura assistencial integral dos planos novos, mas os impactou nas condições gerais do contrato: os reajustes anuais e as revisões técnicas são controlados pela ANS, os contratos passaram a ser renovados automaticamente e seu rompimento por parte da operadora foi ...
Cumpre destacar que o artigo 30 da Lei 9.656/98 garante a continuidade da assistência no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho, sem justa causa, desde que o consumidor assuma o pagamento integral e tenha contribuído regularmente durante o vínculo empregatício.
A ela compete coordenar, planejar, acompanhar, orientar, integrar e analisar as atividades exercidas por suas gerências; propor, coordenar e participar de inciativas não só internas à ANS mas também de cooperação técnica com órgãos e instituições públicas e privadas em relação à regulação assistencial; propor ...
Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Para esclarecer dúvidas ou registrar uma reclamação, o consumidor pode entrar em contato com a ANS pelos seguintes canais de atendimento:Disque ANS: 0800 701 9656.Fale Conosco em www.gov.br/ans.Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105.
O que vemos, na prática, é que a judicialização leva a decisões que concedem procedimentos não previstos em contratos e que decorrem de demandas muitas vezes equivocadas, causando desorganização no sistema, desequilíbrio orçamentário do setor, além da já mencionada desigualdade de direitos.
O ministro lembrou que a Lei dos Planos de Saúde estabelece ainda que as operadoras privadas poderão, voluntariamente, requerer autorização para encerramento de suas atividades, desde que garantam a continuidade da prestação de serviços aos beneficiários internados ou em tratamento.
A adaptação consiste no aditamento do contrato não regulamentado visando adequar as condições ajustadas no contrato original. É aplicada a todos os beneficiários vinculados ao contrato, sem exigência de cumprimento de carências. O ajuste do valor a ser pago relativo à adaptação do contrato está limitado em 20,59%.
Toda essa história teve início em 1956, ano em que o médico Juljan Czapski fundou a Policlínica Central, em São Paulo, considerada a primeira empresa de planos de saúde do país.
Regra geral, os contratos de planos de saúde assinados até 31 de dezembro de 1998, ou seja, antes da vigência da lei 9.656/98, são considerados como antigos. Por sua vez, aqueles assinados a partir de 2 de janeiro de 1999, ou seja, já na vigência da Lei 9.656/98, são considerados novos.
O que são planos não regulamentados? De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todos os planos que foram adquiridos antes de 2 de janeiro de 1999 são planos não regulamentados, já os firmados após esta data são planos regulamentados pela ANS e embasados na Lei nº9656/98.
O Guia ANS pode ser consultado em: www.ans.gov.br > Plano de Saúde e Operadoras > Contratação e troca de planos > Escolha um plano.
Ao inserir suas informações e clicar em “próximo”, o sistema irá perguntar qual o seu objetivo: pesquisar por operadora ou por plano. Na primeira opção, é possível consultar por nome fantasia ou número do registro. Caso já saiba o nome da operadora que deseja, basta inserir o nome.
Acesse aqui a Área do Solicitante (Será aberta uma nova aba com o sistema). Após encerramento da Notificação de Intermediação Preliminar o andamento das demandas eventualmente encaminhadas para apuração poderá apenas ser consultado junto aos Núcleos da ANS ou ao Disque ANS 0800 701 9656.
A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Da mesma maneira, a ANS poderia também atuar conjuntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no que se refere a indicadores de infecção hospitalar e outros, assim como em questões relativas a medicamentos, alimentação, higiene, preservação de instalações e outros.
A saúde suplementar é o ramo da atividade que envolve a operação de planos e seguros privados de assistência médica à saúde, regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e é composta por operadoras, profissionais e beneficiários.
Qual o processo pode ser utilizado para determinar o teor de álcool na gasolina?
Tem que lixar a parede antes de passar o selador?
Tem horário de verão nos Estados Unidos?
Como se calcula o lucro cessante?
É possível lidar com as diferenças culturais?
O que é limite da conta disponível Banrisul?
Como os lixões podem poluir o meio ambiente?
O que pode definir uma célula?
Quais as principais medidas cromatográficas?
Como é calculado o lucro por ação?
Como deve jogar um centroavante?